Conecte com a gente

COLUNISTAS

Estudantes de Brasilândia criam dicionário ilustrado para resgatar línguas indígenas

Como manter uma língua viva? Com essa pergunta na cabeça, estudantes do povo indígena Ofaié de uma comunidade de Brasilândia resolveram criar um dicionário ilustrativo para apresentar sua língua para seus colegas e manter a cultura viva.

Os jovens criaram esse material não só para a aldeia, mas, sobretudo, para as professoras e os colegas da escola, que poderiam utilizar o conteúdo nas salas de aula. O “Dicionário Indígena Ilustrativo: resgatando a língua Ofaié e Guarani” deu tão certo que foi uma das 11 premiadas (entre quase 600 projetos inscritos) no Desafio Criativos da Escola, projeto que celebra e premia iniciativas protagonizadas por crianças e jovens de todo o país que, apoiados por seus educadores e educadoras, estão transformando suas escolas, comunidades e municípios.

Para tornar a ideia realidade, os estudantes conversaram com os últimos falantes da língua Ofaié, bem como seus familiares que falam a língua Guarani. Eles também fizeram pesquisas sobre o tema e selecionaram palavras que seriam interessantes para compor o dicionário. Por fim, engajaram comerciantes locais para possibilitar a impressão do material.

Segundo o grupo: “com este dicionário estamos dizendo não só para a nossa comunidade, mas para a cidade e o mundo que estamos AQUI – firme e resistentes. Sobrevivendo. É possível criar outros tipos de leitura! A língua do nosso povo é patrimônio histórico e cultural da nossa nação. Vamos fazer desta linguagem sementes”, conta o portal do Criativos da Escola.

Confira o resumo do projeto aqui e assista ao vídeo de divulgação do projeto:

Esse post foi feito a partir da indicação da leitora Fernanda Serra Tavares, que enviou a dica de projeto para caiodib@caindonobrasil.com.br. Se você também conhece iniciativas que estão transformando a educação do MS, escreva para o Caio!

Escrito por

Jornalista e especialista em marketing digital, agora mergulho no universo radiofônico. Produtora do #CaféComBlink. No ar de 2ª a 6ª, a partir das 7h, na Blink 102. Amo colecionar histórias... Me conta a sua?!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

WhatsApp chat