Conecte com a gente

BLINK NEWS

Ex-deputado Luiz Argolo é condenado a 11 anos de prisão

O ex-deputado federal Luiz Argolo (ex-SD-BA) foi condenado a 11 anos e 11 meses de prisão pelos crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro. A sentença do juiz Sergio Moro, da 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba (PR), saiu na tarde desta segunda (16). Segundo a sentença, Argolo recebeu propina de fornecedores da [...]

O ex-deputado federal Luiz Argolo (ex-SD-BA) foi condenado a 11 anos e 11 meses de prisão pelos crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro. A sentença do juiz Sergio Moro, da 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba (PR), saiu na tarde desta segunda (16).

Segundo a sentença, Argolo recebeu propina de fornecedores da Petrobras de pelo menos R$ 1,47 milhão entre 2011 e 2014, período em que exercia mandato na Câmara dos Deputados.

O magistrado determinou que ele continue preso, fundamentando que, por se tratar de integrante de “um esquema criminoso de maxipropina e maxilavagem de dinheiro”, sua soltura põe em risco a ordem pública e também pode permitir novos atos de lavagem de dinheiro.

O fato de Argolo ser suplente de deputado federal pela Bahia pesou na decisão de manter a prisão. “Em liberdade, pode, a depender das circunstâncias, assumir o mandato parlamentar, o que seria intolerável”, escreveu Moro.

Argôlo está preso desde abril de 2015. Um ano antes, após a deflagração da Lava Jato, vieram à tona as informações de que o deputado tinha despesas pagas pelo doleiro Alberto Youssef.

O juiz determinou que Argolo devolva o valor estimado da propina e ainda pague multa de R$ 315 mil. No mesmo processo, o ex-deputado foi absolvido da acusação pelos crimes de peculato, corrupção e lavagem de dinheiro, envolvendo a compra de um helicópterio – que foi parcialmente pago pelo doleiro Alberto Youssef.

Moro deixou de condenar Youssef e Rafael Angulo López, funcionário do doleiro. Os dois são delatores.

Folha de S. Paulo

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

PODCAST: Saiba mais sobre federalização e autonomia dos Estados

CAFÉ COM BLINK

21 MAI: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

28 MAR: #6_PrincipaisNotícias

BLINK NEWS

Michel Temer Preso

BLINK NEWS

Blink102 Blink102 Blink102 Blink102 Blink102

Comentários

“TagSômetro”

Blink102

Posts recentes

Blink102
Publicidade Blink102 Blink102 300x250
Blink102 300x250
WhatsApp chat