Conecte com a gente

BLINK NEWS

Expectativa de vida no Brasil chega a 75 anos

Divulgado nesta quinta-feira (19) o relatório anual com os dados sobre o monitoramento da saúde no mundo. E a expectativa de vida no Brasil chegou a 75 anos, acima da média mundial, de 71,4 anos. No indicador de expectativa de vida saudável, o País registrou 65,5 anos, enquanto a média mundial é de 63,1 anos.  Angola, país [...]

Divulgado nesta quinta-feira (19) o relatório anual com os dados sobre o monitoramento da saúde no mundo. E a expectativa de vida no Brasil chegou a 75 anos, acima da média mundial, de 71,4 anos. No indicador de expectativa de vida saudável, o País registrou 65,5 anos, enquanto a média mundial é de 63,1 anos. 

Angola, país africano de língua portuguesa, registrou a maior taxa de mortalidade infantil e a segunda menor de esperança de vida em 2015. No país, a cada mil nascidos vivos, morrem 156,9 crianças até os cinco anos. No Brasil, o índice é de 16,4.

De acordo com o documento da OMS, a expectativa de vida aumentou cinco anos entre 2000 e 2015, o crescimento mais rápido desde os anos 1960. Segundo a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, os ganhos foram desiguais.

“Apoiar os países para avançar na saúde universal baseada numa atenção primária forte é a melhor coisa que podemos fazer para nos certificarmos de que ninguém será deixado para trás”

afirmou em comunicado divulgado pela entidade.

Quanto à mortalidade materna, Angola registrou 477 mortes para cada 100 mil nascidos vivos. O Brasil registrou 44 mortes de mães para cada 100 mil nascidos vivos, resultado que ficou abaixo da média das três Américas (52 mortes) e da média mundial (216 mortes). O país com maior taxa de mortalidade materna é Serra Leoa, onde morrem 1.360 mulheres.

 

Mulheres vivem mais 

Em todos os países, as mulheres vivem mais que os homens, com uma expectativa média mundial de 73,8 anos, enquanto os homens apresentaram média de 69,1 anos.

Segundo a OMS, em Angola a expectativa de uma vida saudável ao nascer é de apenas 45,8 anos, uma das mais baixas do mundo. Em Serra Leoa, esse indicador indica uma expectativa ainda menor, com 44,4 anos.

Nesse mesmo indicador, o Brasil registrou 65,5 anos. Em Portugal, esta expectativa é de 71,4 anos.  No mundo, a expectativa de vida saudável é de 63,1 anos.

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

PODCAST: #TBTRETA , qual caminho seguir?

AO VIVAÇO

PODCAST: Todo dia um dia novo, ou nem sempre?

VIVA+

29 JUL #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

23 JUL #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

WhatsApp chat