Conecte com a gente

VIVA VOZ

Fake News: O que você anda compartilhando por aí?

Tema que foi reacendido nos últimos dias pelo papa Francisco, ao anunciar que este será a pauta da Jornada Mundial da Comunicação em maio do ano que vem, as chamadas “Fake News” são muito abrangentes, principalmente entre os brasileiros. Isso porque seu poder de propagação é potencializado com as tecnologias mais utilizadas hoje, através das redes sociais – meio digital de comunicação que o brasileiro se apaixonou.

Inspirando-se em um versículo do Evangelho, “A verdade vos tornará livres”, o papa quis abordar o fenômeno das “notícias falsas, essa informação infundada que contribui para gerar e alimentar uma forte polarização das opiniões”, explicou o Vaticano em comunicado.

Tanto os gigantes da Internet como as instituições e os políticos começaram a encarar esse fenômeno, que se agravou com as redes sociais e a facilidade de compartilhar informação.

Você certamente deve conhecer alguém que compartilhe informações como se fossem verdade, sem verificar com profundidade a sua procedência. Se caso não conheça, você pode ser um propagador deste tipo de informação. Por ingenuidade ou por má fé, a verdade é que uma mentira pode ser replicada até se tornar verdade no inconsciente das pessoas.

Cerca de 12 milhões de pessoas difundem notícias falsas sobre política no Brasil, de acordo com levantamento do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação (Gpopai) da Universidade de São Paulo (USP). Se considerada a média de 200 seguidores por usuário, o alcance pode chegar a praticamente toda a população brasileira. O dado é resultado de um monitoramento com 500 páginas digitais de conteúdo político falso ou distorcido no mês de junho.

Você já compartilhou ou repassou uma informação para pessoas que conhece e soube depois que não era verdade? Já caiu em alguma “fake news”, tomando repercussão por algo que não aconteceu?

Fonte: IstoÉ / Estadão

Escrito por

Buscando a felicidade sempre. Apaixonado pela comunicação e pela música. Sonhar, acreditar e jamais desistir, tudo isso sem perder a fé. Locutor, cantor e acadêmico de jornalismo. Apresentador do Viva-Voz. Me siga no insta: @padubotelho.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

29 JUL #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

Lady Gaga de mudança !?

ENTRETENIMENTO

Em terra de Fake News, quem tem credibilidade é o Rádio!

CAFÉ COM BLINK

É Fake News!

CAFÉ COM BLINK

WhatsApp chat