Conecte com a gente

VIVA VOZ

Festa de debutante: ainda rola ou está fora de moda?

Virou mocinha, virou mocinha! Caso você não sabia, o costume da festa de debutante surgiu no século XIX e era uma maneira que os nobres encontraram de apresentar sua filha à sociedade: significava que aquela criança já não mais existia e estaria pronta para encontrar um marido. As festas eram luxuosas para indicar que a família podia pagar um bom dote (um bônus dado ao noivo).

Hoje, o costume quase desapareceu na Europa. Seus maiores representantes ficam na América Latina, especialmente no México. Lá, as chamadas quinceañeras têm algumas tradições que às vezes também acontecem no Brasil, como a dança formal com o pai, a troca do sapato baixo por outro de salto ou a entrega da última boneca, indicando que a infância acabou.

Os mexicanos também costumam dar bastante importância aos ritos religiosos. Em algumas quinceañeras, a aniversariante recebe do pai uma imagem da Virgem de Guadalupe. O auge, porém, é a piñata, uma grande “escultura” de papel duro, recheada de doces ou presentes pequenos, pendurada a uma certa altura. Vendada, a garota deve tentar quebrá-la com um bastão.

No Equador, como a garota costuma vestir rosa, a quinceañera é chamadade “Pink Party”. Na Colômbia e na Venezuela, ela só chega depois dos convidados e entra com uma “corte” de 15 casais para a valsa. No Peru, à meia-noite, ela passa sob um arco de espadas erguidas por 12 fuzileiros. Na Argentina e no Uruguai, às vezes a calçada da sua casa é pichada com um “parabéns”.

Nos Estados Unidos é muito comemorado o chamado “Sweet Sixteen” geralmente uma festa de arromba, onde os pais mais afortunados, inclusive, presenteiam suas filhas com carros, pois lá se tira CNH aos dezesseis anos, quem não se lembra daquele reality show da MTV?

Você acha que esse costume da tão sonhada festa de 15 anos ainda rola muito por aqui, ou as adolescentes estão preferindo outras coisas?

fonte: mundoestranho.abril.com.br

Escrito por

Buscando a felicidade sempre. Apaixonado pela comunicação e pela música. Sonhar, acreditar e jamais desistir, tudo isso sem perder a fé. Locutor, cantor e acadêmico de jornalismo. Apresentador do Viva-Voz. Me siga no insta: @padubotelho.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

Blink102 Blink102 Blink102 Blink102 Blink102

Comentários

“TagSômetro”

Posts recentes

Publicidade Blink102 Blink102 Blink102 Blink102 Blink102 300x250
Blink102 300x250
WhatsApp chat