Conecte com a gente

BLINK NEWS

Fies 2016: resultado é divulgado

Divulgado nesta segunda-feira (1º) o resultado da pré-seleção na chamada única e a lista de espera para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) pelo Ministério da Educação (MEC).  O resultado deve ser consultado pelo site http://fiesselecao.mec.gov.br. A lista foi divulgada pouco antes das 17:00hs (Horário de Brasília). A expectativa pelo resultado gerou piadas no Twitter. O [...]

Divulgado nesta segunda-feira (1º) o resultado da pré-seleção na chamada única e a lista de espera para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) pelo Ministério da Educação (MEC).  O resultado deve ser consultado pelo site http://fiesselecao.mec.gov.br.

A lista foi divulgada pouco antes das 17:00hs (Horário de Brasília). A expectativa pelo resultado gerou piadas no Twitter.

O MEC não divulgou o total de inscritos. Até quatro horas antes do fim do prazo na sexta-feira (29), 547.230 candidatos tentaram o benefício.

Neste semestre, o Fies oferece 250.279 vagas de financiamento em 1.337 instituições de educação superior.

Cursos como engenharias, formação de professores e áreas de saúde têm a prioridade das vagas. O benefício também prioriza cursos com melhores índices de qualidade, com conceitos 4 e 5.

O Fies é uma das três principais iniciativas do governo federal na gestão do ensino superior. Enquanto o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) seleciona para vagas em universidades públicas e o Prouni (Programa Universidade para Todos) concede bolsas em instituições particulares, o Fies oferece contratos de financiamento com foco em alunos de baixa renda.

Próximas oportunidades

Candidatos que não obtiveram uma vaga através do Sisu, não conseguiram bolsa pelo Prouni ou financiamento pelo Fies neste primeiro semestre devem ficar atentos às próximas ações do MEC.

Neste ano, além de uma nova edição do Sisu no segundo semestre, está prevista uma edição extra com cerca de 100 mil vagas remanescentes. Prouni e Fies também devem ter nova etapa no segundo semestre.

Ainda não foram divulgadas as datas. Vale lembrar que o total de vagas disponíveis tradicionalmente é menor do que nas edições do começo do ano. Para participar o candidato também poderá usar a nota doEnem 2015.

Novas regras

Somente pode se inscrever para concorrer a um contrato do Fies o estudante que fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir da edição de 2010 e obteve média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos, além de nota na redação diferente de zero.

A partir de agora, os candidatos serão classificados de acordo com a nota do Enem. Em caso de empate, o critério será a maior nota na redação, seguida pelas maiores notas nas provas de linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.

Além disso, é critério possuir renda familiar mensal bruta per capita de até dois salários mínimos e meio. Não pode participar do programa quem já tem um diploma de ensino superior.

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

01 JUL #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

Se liga. Ela é superior, sim!

VIVA+

17 JUN #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

29 MAI: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

WhatsApp chat