Conecte com a gente

BLINK NEWS

Fique sabendo de novo golpe via WhatsApp e não caia você também nessa situação

Fique atento que está circulando na rede um golpe. A campanha é disseminada pelo WhatsApp e promete um suposto recurso de chamadas em vídeo no aplicativo. Lembrando que esta afirmação é falsa! Ainda inexistente no aplicativo, a funcionalidade atrai usuários que espalham a mensagem para seus contatos. A mensagem chega às vítimas como um convite para [...]

Fique atento que está circulando na rede um golpe. A campanha é disseminada pelo WhatsApp e promete um suposto recurso de chamadas em vídeo no aplicativo. Lembrando que esta afirmação é falsa!

Ainda inexistente no aplicativo, a funcionalidade atrai usuários que espalham a mensagem para seus contatos. A mensagem chega às vítimas como um convite para habilitar a funcionalidade.

Ao clicar no link, o usuário tem acesso a uma página solicitando o número do celular onde o aplicativo está cadastrado para continuar o cadastro. O site ainda informa que para receber o suposto recurso, é necessário convidar dez amigos ou compartilhar o convite em três grupos.

Ao final desta etapa, o site direciona o usuário para redes de afiliados com o objetivo de oferecer a instalação de softwares de origens duvidosas no smartphone. Conhecida como scareware, a estratégia da campanha é assustar o usuário, visando alavancar um software suspeito ou com benefícios limitados.

De acordo com a Kaspersky Lab, responsável por identificar o golpe, a campanha age de maneiras diferentes de acordo com o usuário e leva em consideração fatores como idioma, localização e sistema operacional. De acordo com Fabio Assolini, analista sênior de segurança da empresa no Brasil,  a campanha também é capaz de alterar a página inicial do navegador utilizado pelo usuário e incluir anúncios indesejados no celular.

Assolini alerta que o usuário precisa se atentar a um fator importante: o golpe solicita o número de telefone da vítima.

Com essa informação, os criminosos podem inscrever a linha em serviços premium que irão cobrar taxas das vítimas, diminuindo o saldo da linha ou enviando a cobrança na conta mensal.

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

14 MAI: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

Não seja traíd(a)o pelos olhos! Fuja disso! Desconfie.

COLUNISTAS

Saiba como se proteger de assédio sexual no carnaval com a Google.

COLUNISTAS

Vida sem tecnologia? É possível, sim

VIVA+

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

WhatsApp chat