Gatos sabem mais do que miar, se esfregar, comer e dormir.

Os gatos são aquelas bolinhas de pelos deliciosas que deixam a vida de muitos de nós mais alegre, porém eles podem ser muito mais inteligentes do que nós imaginamos. Por trás daquele jeitão preguiçoso, com o habito de se esfregar na gente pensando que somos a próxima parada soneca, existe um grande conhecimento sobre você e seu ambiente.

Um teste chamado “visual-auditory expectancy violation,” sugere resultados surpreendentes: os gatos sabem os nomes dos outros gatos com quem vivem. A ciência que estuda a comunicação animal é conhecida por zoossemiótica. Participante do estudo, Saho Takagi, sempre suspeitou da aparente indiferença dos gatos. “Quero que as pessoas saibam a verdade. Os felinos parecem não ouvir as conversas, mas, na verdade, eles ouvem”.

Se você tem gatinhos e sua casa, saiba, que além de ouvir bem o que você está dizendo eles conseguem distinguir seu nome, dado por humanos, dos nomes de seus amigos. E não para por aí. O estudo mostrou que eles podem distinguir nomes de substantivos gerais, como “mesa” ou “cadeira”. Os pesquisadores levantaram a hipótese de que os gatos aprenderam a associar nomes a outros gatos observando as interações entre seus donos e seus amigos felinos.
Saiba mais sobre o estudo nesse link: https://www.nature.com/articles/s41598-022-10261-5

Quer falar com a BLINK?