Conecte com a gente

BLINK NEWS

Grande maioria dos prefeitos de MS são reprovados em gestão financeira por estudo

Estudo da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) aponta que 81,2% de 69 prefeituras de Mato Grosso do Sul têm situação fiscal difícil ou crítica, ou seja, seus administradores geriram mal os recursos públicos. Campo Grande ocupou o 39º lugar no ranking estadual, tendo registrado nota zero no quesito liquidez por ter terminado [...]

Estudo da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) aponta que 81,2% de 69 prefeituras de Mato Grosso do Sul têm situação fiscal difícil ou crítica, ou seja, seus administradores geriram mal os recursos públicos. Campo Grande ocupou o 39º lugar no ranking estadual, tendo registrado nota zero no quesito liquidez por ter terminado 2015 com mais restos a pagar do que recursos em caixa, tendo o índice recuado 29% frente a 2014.

Nem todos os municípios foram analisados, porque alguns deles não tinham seus balanços anuais disponíveis para consulta ou estavam com as informações inconsistentes até o dia 12 de julho, quando os dados foram tabulados.

O número é calculado com base em indicadores de receita própria, gastos com pessoal, investimentos em relação à receita corrente líquida, custo da dívida e liquidez (que verifica se as cidades deixam em caixa recursos suficientes para honrar seus compromissos).

Dos municípios analisados, apenas 12 têm boa gestão fiscal. Conforme a federação, embora a maioria das cidades tenha apresentado dificuldades de gestão, Mato Grosso do Sul ficou em uma situação favorável no país, já que dos 500 maiores índices brasileiros, 10 estão no Estado.

Os dados são feitos com base em informações oficiais de 2015 declaradas pelas próprias prefeituras à STN (Secretaria do Tesouro Nacional). O objetivo é avaliar como é administrada a carga tributária paga pela sociedade.

Campo Grande News

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

WhatsApp chat