Conecte com a gente

COLUNISTAS

Guten News: como o real jornalismo ajuda na educação

Jornalista e especialista em educação, Caio Dib estreia sua participação como colunista do Café com Blink e do Blink News trazendo novidades em sistemas de educação aqui do Mato Grosso do Sul.

Ao vivo, por telefone, nesta terça-feira (23), Caio falou sobre a plataforma Guten News, usada para trabalhar leitura, interpretação e produção de textos com alunos de 12 e 13 anos. Além de aperfeiçoar o ensino, a plataforma, é claro, informa e atualiza os alunos, já que expõe para cada um deles textos atualizados sobre o Brasil e o mundo.

A Guten News já é uma plataforma utilizada em 7 municípios do Mato Grosso do Sul; traduz as notícias para a linguagem das crianças e estimulas reflexões do cotidiano, de forma diferenciada. “Em Três Lagoas, por exemplo, os alunos foram estimulados a refletir sobre brigas entre os torcedores de times de futebol.”, explica Caio. Ele diz que os alunos utilizaram a Guten News para analisar um texto sobre brigas entre os torcedores de times de futebol e começaram a se preparar para fazerem seminários sobre o assunto. Depois de ouvir as apresentações dos outros grupos e debaterem sobre o tema.

Para o especialista, esta é uma boa sugestão de como tecnologia e jornalismo podem dar significado ao ensino. A página de Caio Dib, Caindo no Brasil, publicou recentemente uma matéria da própria Guten News sobre notícias falsas e letramento jornalístico. Vale a pena conferir! Clique aqui.

 

Escrito por

Caio Dib é jornalista e compartilha oportunidades da educação brasileira em www.caiodib.com.br

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

A beleza nem sempre está no topo da montanha

COLUNISTAS

Quem é o Whindersson?

ENTRETENIMENTO

Treta da repórter do SBT com Bruna Marquezine

AO VIVAÇO

22 MAR: #6_PrincipaisNotícias

BLINK NEWS