Conecte com a gente

VIVA VOZ

Há preconceito? O novo presidente da França e o amor por sua esposa

Essa discussão não é nova mas, recentemente se acendeu. Tudo porque o novo presidente da França Emmanuel Macron e sua esposa Brigitte Trogneux possuem uma diferença de idade de 25 anos. E sim, ela é mais velha.

Entretanto, muitos especialistas destacam que é graças a Brigitte (64) que Emmanuel (39) conseguiu “mudar-se” do gabinete de ministro da Economia ao Palácio do Eliseu.

Casamentos desiguais

François Hollande, que vai abandonar nos próximos dias o Palácio do Eliseu, teve relacionamentos controversos durante o mandato, por exemplo, Julie Gayet, sua namorada, é 18 anos mais nova do que o atual presidente francês.

Do outro lado do oceano, nos EUA, a situação não muda muito. Donald Trump tem 70 anos, enquanto Melania, terceira esposa dele, tem 47. A diferença entre os dois cônjuges é de 23 anos, praticamente a mesma que entre Macron e Trogneux.

E no Brasil isso também ocorre, já que o presidente brasileiro Michel Temer tem 76 anos de idade. Marcela, sua segunda esposa, tem 33, ou seja, tem 43 anos menos do que o presidente.

Já logo ao lado, na Argentina,  o presidente Mauricio Macri nasceu em 1959 e é 15 anos mais velho que sua esposa, Juliana Awada, nascida em 1974.

E na Itália, adivinha? O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi também preferia mulheres muito mais jovens do que ele. Após a separação de Verónica Lario, sua ex-mulher, 20 anos mais jovem, em 2012 ele começou um relacionamento com Francesca Pascale, nascida em 1985. Ou seja, quase 50 mais jovem.

Então por que raios quando a situação é invertida, como no caso de Macron e Trogneux, isso é tão discutido?

Regras da espécie

A Sputnik Mundo consultou a especialista uruguaia da Articulação Feminista do Mercosul, Lilián Celiberti, que explicou as possíveis razões pelas quais o mundo está tão interessado nos detalhes curiosos do casal francês.

Segundo a entrevistada, isso acontece porque no casamento de Macron é a mulher que é mais velha. Tais relacionamentos recebem frequentemente muitas críticas por “não estarem de acordo com a tradição”.

“A regra de espécie afirma que o macho é o protetor, o elemento primordial do casal. Ele é tudo e a mulher é um complemento. Por isso, a mulher é menor, e mesmo a diferença de muitos anos é absolutamente considerada natural”, disse Celiberti. Segundo ela, a sociedade aceita e normaliza as relações entre “homens com poder e mulheres muito mais jovens, bonitas, que decoram seu ambiente social”.

Amor que não se importa com a idade

Um filme de Hollywood pode basear-se na sua história de amor. Macron e Trogneux começaram a namorar em meados da década de 1990, quando o presidente eleito era um adolescente e sua atual esposa era sua professora de literatura e teatro no liceu em Amiens. A propósito, Brigitte já era casada. A relação causou um escândalo na cidade conservadora. Os pais de Macron o mandaram estudar para Paris e o relacionamento foi mantido em segredo.

Em 2006, Brigitte divorciou-se e, um ano mais tarde, os dois se casaram. Macron adotou três filhos de Brigitte e agora é um avô muito jovem de sete netos.

Ao vencer o primeiro turno das eleições, Macron dedicou seu discurso a sua esposa:

“Sem ela, eu não seria quem sou”, disse ele perante uma multidão, acompanhado de Brigitte.

Lilián Celiberti disse que embora o casal se tivesse conhecido nas circunstâncias mencionadas, “passaram muitos anos” e que, portanto, a natureza da ligação não é nada nova. Segundo ela, as regras da espécie humana não devem obstaculizar que “dois adultos que se encontram e se sentem enamorados, compartilhem suas vidas”.

“Não é um casal novo. E já se sabia desde o início que essa era a situação. Não é uma novidade. A única novidade é que [Macron] ganhou a eleição… “, concluiu ela.

O que você acha, há preconceito ou não?

fonte: sputniknews.com

Escrito por

Buscando a felicidade sempre. Apaixonado pela comunicação e pela música. Sonhar, acreditar e jamais desistir, tudo isso sem perder a fé. Locutor, cantor e acadêmico de jornalismo. Apresentador do Viva-Voz. Me siga no insta: @padubotelho.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

Blink102 Blink102 Blink102 Blink102 Blink102

Comentários

“TagSômetro”

Blink102

Posts recentes

Blink102
Publicidade Blink102 Blink102 300x250
Blink102 300x250
WhatsApp chat