Conecte com a gente

BLINK NEWS

João Santana deixa campanha na República Dominicana e fala em “clima de perseguição”

Pelo menos para este ano João Santana não vai conseguir eleger seu oitavo presidente na América Latina. O publicitário responsável pelo sucesso eleitoral do PT nas últimas décadas anunciou nesta segunda-feira (22), horas depois de ver expedida uma ordem de prisão temporária contra ele e contra sua mulher, Mônica Moura, que deixa a campanha de reeleição [...]

Pelo menos para este ano João Santana não vai conseguir eleger seu oitavo presidente na América Latina. O publicitário responsável pelo sucesso eleitoral do PT nas últimas décadas anunciou nesta segunda-feira (22), horas depois de ver expedida uma ordem de prisão temporária contra ele e contra sua mulher, Mônica Moura, que deixa a campanha de reeleição do presidente da República Dominicana, Danilo Medina — que o próprio Santana ajudou a eleger quatro anos atrás.

Na nota, divulgada em espanhol, Santana faz referência à 23ª fase da Operação Lava Jato e diz que:

Conhecendo o clima de perseguição que se vive hoje em dia em meu país, não posso dizer que me pegou completamente de surpresa, mas mesmo assim é difícil de acreditar […] Dadas as circunstâncias, solicito a este Comitê de Campanha desligar-me em caráter imediato da campanha em curso na República Dominicana.

O publicitário diz que isso lhe permitirá “ir ao Brasil para se defender das acusações infundadas de que estou sendo objeto”.

Santana é suspeito de receber mais de 7 milhões de dólares para contas não declaradas no exterior. Na nota em que comunicou seu desligamento, o marqueteiro destaca ainda que “desde a passada semana” se colocou ao dispor das autoridades do Brasil “para esclarecer qualquer especulação”,  e afirmou que facilitaria “toda a informação necessária para deixar estabelecida a verdade dos fatos, para além de toda dúvida”.

Além de declarar a prisão temporária do publicitário, a Justiça brasileira bloqueou 25 milhões de reais de João Santana. Os investigadores esclarecem que o valor do bloqueio é padrão e não significa que os investigados tenham a quantia depositada.

Mas, só na campanha presidencial de 2010, a empresa de Santana, Polis Propaganda, recebeu 42 milhões de reais declarados do PT. O publicitário já informou à justiça brasileira por meio de seu advogado que pretende se apresentar às autoridades locais assim que chegar ao país.

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

05 JUL #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

01 JUL #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

24 JUN #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

10 JUN: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

WhatsApp chat