Conecte com a gente

BLINK NEWS

Lançada campanha pelo Ministério da Saúde que incentiva vacinação contra HPV

Nesta quarta-feira (30) O Ministério da Saúde lançou uma campanha publicitária para conscientizar pais e adolescentes sobre a importância da vacinação contra o HPV. A imunização é oferecida de modo permanente na rede pública para meninas de 9 a 13 anos e não tem campanhas isoladas ao longo do ano. A vacina é tomada em [...]

Nesta quarta-feira (30) O Ministério da Saúde lançou uma campanha publicitária para conscientizar pais e adolescentes sobre a importância da vacinação contra o HPV. A imunização é oferecida de modo permanente na rede pública para meninas de 9 a 13 anos e não tem campanhas isoladas ao longo do ano. A vacina é tomada em duas doses, com intervalo ideal de seis meses.

Com o slogan “proteja o futuro de quem você ama”, a campanha é estrelada pela atriz Carolina Kasting com a filha Cora, de 10 anos. Segundo o ministério, a cobertura da vacinação contra HPV chegou a 92,3% do público alvo entre 2014 e 2015, na primeira “leva” de adolescentes imunizadas, mas caiu para 69,5% no ano passado entre as meninas que ainda precisavam tomar a primeira dose.

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Antônio Carlos Nardi, as redes sociais trouxeram a multiplicação da informação em uma velocidade muito grande, onde inverdades foram propagadas dificultando a cobertura da segunda dose.

O protocolo de vacinação contra o HPV foi alterado no início do ano e agora prevê apenas duas aplicações da imunização em cada menina. Até 2015, a estratégia previa uma terceira dose para “reforçar” a imunidade. A dose extra ainda é recomendada para mulheres de 9 a 26 anos que vivem com HIV/Aids, grupo que tem lesões de HPV mais frequentes e resistentes, além de cinco vezes mais chances de desenvolver câncer do colo do útero.

HPV

O vírus do papiloma humano (HPV, na sigla em inglês) é a doença sexualmente transmissível mais comum que existe. Atinge tanto homens quanto mulheres, e pode causar verrugas ou feridas genitais.

Nas mulheres, porém, o vírus gera uma preocupação a mais. Em 90% dos casos de câncer do colo de útero, o HPV é o responsável. Para prevenir essa doença, o segundo tipo de tumor mais comum entre mulheres, é preciso fazer o exame papanicolau com a frequência recomendada.

Mulheres vacinadas também precisam fazer o exame com frequência, já que existem mais de 200 tipos de HPV e 13 deles são capazes de provocar câncer. A vacina é chamada quadrivalente porque protege contra quatro subtipos principais, responsáveis por 90% das verrugas na região do ânus e dos genitais e 70% dos casos de câncer do colo do útero.

Os tumores malignos no colo do útero são a quarta causa de morte pela doença no país, atrás apenas dos cânceres de mama, pulmão e intestino. A OMS estima 530 mil novos casos e 265 mil mortes no mundo relacionados à doença por ano.

A vacina contra HPV também está disponível na rede privada, para homens e mulheres de até 45 anos que não se enquadram no público-alvo da rede pública. A aplicação deve ser adiada em caso de febre alta ou doenças em fase aguda.

Pessoas com algum distúrbio de coagulação (trombocitopenia, por exemplo) ou sistema imunológico baixo devem consultar um médico antes de tomar a vacina, assim como crianças e adolescentes com histórico de doença neurológica ou crise convulsiva. A imunização é contraindicada para gestantes, mas pode ser tomada na fase de amamentação.

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

13 MAI: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

Se ame mais!

VIVA+

Epidemia de Dengue: Secretário de Saúde explica situação.

CAFÉ COM BLINK

AS 6 PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA | 10 DE JANEIRO

DESTAQUES NEWS

Blink102 Blink102 Blink102 Blink102 Blink102

Comentários

“TagSômetro”

Blink102

Posts recentes

Blink102
Publicidade Blink102 Blink102 300x250
Blink102 300x250
WhatsApp chat