Conecte com a gente

BLINK NEWS

Manual de prevenção contra a gripe A é criado pela prefeitura de Campo Grande

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) são 43 casos confirmados e 8 mortes em razão da gripe provocada pelo vírus H1N1, com isso a prefeitura de Campo Grande elaborou um manual de prevenção contra a transmissão da doença para instituições de ensino e locais com aglomeração de pessoas e ainda um informe técnico voltado [...]

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) são 43 casos confirmados e 8 mortes em razão da gripe provocada pelo vírus H1N1, com isso a prefeitura de Campo Grande elaborou um manual de prevenção contra a transmissão da doença para instituições de ensino e locais com aglomeração de pessoas e ainda um informe técnico voltado aos profissionais de saúde que atendem os pacientes.

Os materiais foram publicados na edição desta segunda-feira (30), do Diário Oficial de Campo Grande (Dioagrande). O manual de prevenção orienta que as instituições de ensino e locais que recebem grande número de pessoas devem ter um plano de contingência, com estratégias e operações que ajudarão a minimizar os riscos de contágio.

Com relação a estudantes e funcionários públicos, o manual aponta como medida preventiva que se a pessoa apresentar sintomas de gripe, como febre associada a tosse, dor de garganta, dor de cabeça ou dor muscular, não deverá ir para a sua instituição de ensino ou local de trabalho, mas sim procurar uma unidade de saúde para diagnóstico e tratamento. Caso ocorra o diagnóstico de gripe, a escola ou local de trabalho deste funcionário ou estudante deverá ser comunicada do fato.

Em relação as instituições de ensino, o documento prevê ainda que elas deverão possuir uma sala de isolamento para onde deverão ser levados os alunos ou funcionários que apresentem sintomas de gripe e que essa unidade deverá contar com um dispositivo para higienizar as mãos com álcool em gel e que deverá ser limpa após a sua utilização.

O manual também ressalta que não está indicada a suspensão de aulas e outras atividades como medida de controle da contaminação, já que essas medidas seriam ineficazes para conter a disseminação da gripe, em razão dos estudantes ainda ficarem expostos ao vírus em outros locais de convívio social.

O material também ressalta a necessidade da implementação de uma série de medidas de higiene pessoal para controlar a transmissão do vírus como: lavar frequentemente as mãos com água e sabão; utilizar álcool em gel para a higiene das mãos; utilizar lenços de papel descartáveis para cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar a boca, olhos e nariz sem lavar as mãos; não compartilhar utensílios e alimentos; evitar o uso de bebedouros coletivos e evitar contato próximo com pessoas doentes.

Com relação as instituições de ensino e locais de aglomeração de pessoas, as orientações do manual apontam para: manter os ambientes limpos e arejados; manter janelas abertas; manter os bebedouros higienizados, com a limpeza pelo menos uma vez ao dia; disponibilização de copos ou garrafas para uso individual a estudantes e funcionários; limpeza de ambientes e superfícies ao fim de cada turno, com o uso de água sanitária e higienização diária de objetos manipulados por várias pessoas, como maçanetas e torneiras, com água e sabão ou álcool 70%.

O manual também orienta que as instituições de ensino deverão definir formas de conscientizar os estudantes e funcionários sobre os sintomas da gripe, devem ainda: evitar a realização de eventos ou outras programações que impliquem em aglomeração de pessoas em espaços sem ventilação; garantir que todos os banheiros possuam sabonete liquido e papel toalha para atender o uso continuo; facilitar o acesso aos meios de higienização de mãos e definir com um médico as condutas adotadas no caso de funcionários com gripe levando em conta a necessidade de afastamento do trabalho em razão da doença.

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

05 JUN: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

03 JUN: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

27 MAI: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

13 MAI: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

Blink102 Blink102 Blink102 Blink102 Blink102

Comentários

“TagSômetro”

Blink102

Posts recentes

Blink102
Publicidade Blink102 Blink102 300x250
Blink102 300x250
WhatsApp chat