Conecte com a gente

BLINK NEWS

Mara Gabrilli integra comitê da ONU e luta por acesso de deficientes à tecnologia assistiva

Exemplo de superação, Mara Gabrilli, deputada federal, ganha espaço, é indicada e eleita para Comitê da Organização das Nações Unidas (ONU) que debate o direito das pessoas com deficiência. Em entrevista ao #CaféComBlink desta sexta-feira (06), Mara explicou que o comitê é formado por peritos eleitos e que terão mandatos de 4 anos, responsáveis por monitorar os países com base em documento de convenção da própria ONU em relação às pessoas com deficiência. É a primeira vez que o Brasil tem um representante participando das reuniões.

“O Brasil vai aprender muito e ensinar muito”, garante Mara. “Hoje nós temos uma lei, que tive a honra de ser relatora, que é a Lei Brasileira de Inclusão e foi totalmente norteada por essa convenção”.

Para a representante, em termos de legislação aos deficientes o Brasil caminha bem e já é conhecido internacionalmente, mas muitas lutas são destaque neste comitê: “a gente precisa de acessibilidade nas cidades, nas calçadas; os cegos precisam de acessibilidade digital para ler e poder circular; os surdos precisam de aparelhos auditivos e outros equipamentos de tecnologia assistiva; as pessoas com deficiência intelectual também precisam de tecnologias assistivas”.

Essas tecnologias ajudam aos deficientes no exercício de cidadania e na melhoria de vida e ainda são muito caras em todo o mundo.

“Ter uma deficiência é muito caro, principalmente por conta destas tecnologias”, destaca Mara, que tenta incentivar países a reduzirem preços a partir de acordos bilaterais. Ouça a entrevista completa:

Escrito por

Jornalista e especialista em marketing digital, agora mergulho no universo radiofônico. Produtora do #CaféComBlink. No ar de 2ª a 6ª, a partir das 7h, na Blink 102. Amo colecionar histórias... Me conta a sua?!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

#Cabaré: Festinhas privê com famosos globais em Noronha

AO VIVAÇO

Safadão leva família inteira para Cruzeiro e deu treta!

AO VIVAÇO

Número de jovens com HIV no Brasil sobe 700%. Entenda porquê:

BLINK NEWS

Saiba mais. José Loureto pede desculpas

ENTRETENIMENTO