Conecte com a gente

BLINK NEWS

Matemático brasileiro ganha principal prêmio científico da França

O carioca Marcelo Viana, de 54 anos, é o primeiro brasileiro e matemático do mundo a receber o Grande Prêmio Científico Louis D., principal premiação científica da França, oferecida pelo Institut de France. Viana é diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), instituição que realiza pesquisas na área e organiza a Olimpíada Brasileira de [...]

O carioca Marcelo Viana, de 54 anos, é o primeiro brasileiro e matemático do mundo a receber o Grande Prêmio Científico Louis D., principal premiação científica da França, oferecida pelo Institut de France. Viana é diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), instituição que realiza pesquisas na área e organiza a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), por exemplo.

Viana dividirá o prêmio de 450 000 euros (1,8 milhão de reais, equivalente a metade do valor pago aos vencedores do Nobel) com o francês François Labourie, da Universidade de Nice. Em cooperação com os pesquisadores franceses, os recursos financiarão estudo sobre sistemas dinâmicos, ramo da matemática que estuda fenômenos que evoluem no tempo. Esse área da matéria pretende esboçar em computadores modelagens matemáticas de qualquer acontecimento, com o objetivo de descrever, entender, prever e controlar o que vai acontecer , como o clima, por exemplo.

Crítico do ensino no Brasil, Marcelo falou sobre estratégias do Impa para reabilitar a matemática aos olhos dos estudantes e defende maior controle do Ministério da Educação (MEC) sobre os cursos de formação de professores. Ele afirma que todo o sistema de ensino brasileiro conspira para acabar com a possibilidade do aluno gostar de matemática. “Nossa escola é terrível e o professor é um herói. Estamos envolvidos em um projeto ambicioso de expansão do Impa, porque há muito a ser feito pela matemática no país’’, completou Marcelo.

O matemático também criticou a fusão do Ministério de Ciência e Tecnologia com Comunicações e disse que a nova pasta criada no governo interino de Michel Temer irá prejudicar a área da ciência. “Alterar a estrutura de um ministério que já deu contribuição enorme ao país é simplesmente má ideia e espero que seja revertida. Já basta nossa comunidade estar apanhando com cortes de recursos”, completou Marcelo.


Veja

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

03 JUL #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

26 JUN #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

28 FEV: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

Prêmio Blink de Criação Publicitária para Rádio, edição 2019

PRÊMIO BLINK

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

WhatsApp chat