Conecte com a gente

BLINK NEWS

Morte de Vladimir Herzog completa 40 anos

Há 40 anos, milhares de brasileiros ocupavam a Praça de Sé, em São Paulo, em uma manifestação silenciosa contra o assassinato do jornalista Vladimir Herzog, morto em uma prisão do regime militar, disfarçada de suicídio. Considerado um dos maiores nomes do jornalismo brasileiro, Herzog deu nome a um parque e a um importante prêmio de [...]

Há 40 anos, milhares de brasileiros ocupavam a Praça de Sé, em São Paulo, em uma manifestação silenciosa contra o assassinato do jornalista Vladimir Herzog, morto em uma prisão do regime militar, disfarçada de suicídio.

Considerado um dos maiores nomes do jornalismo brasileiro, Herzog deu nome a um parque e a um importante prêmio de imprensa e de direitos humanos no Brasil. Ele foi assassinado em 25 de outubro de 1975 após se apresentar voluntariamente ao Centro de Operações de Defesa Interna, um órgão militar da ditadura.

Sem antecedentes criminais e funcionário público na época, diretor da estatal TV Cultura, ‘Vlado’, como era chamado por seus amigos e colegas, era acusado de militar no Partido Comunista Brasileiro (PCB), que funcionava então na clandestinidade.

Para conter a pacífica manifestação popular, os militares organizaram uma grande operação, fecharam as ruas nos arredores da praça e detiveram pessoas pelo caminho, mas mesmo assim milhares conseguiram chegar ao marco zero de São Paulo.

 

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

03 JUL #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

PODCAST: Entrevista com o cientista político Victor Garcia

CAFÉ COM BLINK

PODCAST: Saiba mais sobre federalização e autonomia dos Estados

CAFÉ COM BLINK

21 MAI: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

WhatsApp chat