Conecte com a gente

BLINK NEWS

Mulheres escreveram relatos diretos de violência na redação do Enem

O tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) teve como tema "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira". Nessa ocasião, mais de 7 milhões de jovens refletiram e escreveram sobre um assunto de extrema urgência em nosso país. A prova disso que a Central de Atendimento à Mulher - o [...]

O tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) teve como tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Nessa ocasião, mais de 7 milhões de jovens refletiram e escreveram sobre um assunto de extrema urgência em nosso país.

A prova disso que a Central de Atendimento à Mulher – o ligue 180 – recebeu, nos seis primeiros meses de 2015, mais de 360 mil ligações. Em média, foram 84 ligações por hora de mulheres relatando algum tipo de violência ou pedindo ajuda – para si ou para uma conhecida. E ainda existem os milhares de casos que, por medo, não foram denunciados ou reportados.

Não é surpresa, o teor de 55 relatos objetivos de violência descritos no campo de redação do exame. O ministro da educação, Aloizio Mercadante, afirmou o seguinte:

Nós verificamos em muitas redações depoimentos muito preocupantes de pessoas que foram assediadas, estupradas ou testemunhas de casos de violência. Em muitos destes casos a violência está muito próxima. A redação foi um grande momento de reflexão não só para os participantes, mas para toda sociedade.

O Ministério da Educação foi, então, orientado pelo Ministério Público Federal a divulgar os canais institucionais de proteção à mulher:

A já mencionada Central de Atendimento à Mulher, ligue 180; Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, na página da Secretaria de Políticas para as Mulheres; Sala de Atendimento ao cidadão do Ministério Público Federal, da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, pela página na internet ou pelo telefone (61) 3105-6001.

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

08 JUL #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

29 MAI: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

13 MAI: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

06 MAI: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

WhatsApp chat