Conecte com a gente

BLINK NEWS

Museu online disponibiliza “sons em extinção”

De máquina de escrever a internet 'discada' : museu online disponibiliza ‘sons em extinção’ É bem provável que os adultos ainda se recordem do primeiro toque de seus celulares, ou dos efeitos sonoros do jogo Pac-Man, um clássico! Mas quanto tempo vai passar até que estes sons sejam esquecidos? Um geek que vive no Tenesse, [...]

De máquina de escrever a internet ‘discada’ : museu online disponibiliza ‘sons em extinção’

É bem provável que os adultos ainda se recordem do primeiro toque de seus celulares, ou dos efeitos sonoros do jogo Pac-Man, um clássico! Mas quanto tempo vai passar até que estes sons sejam esquecidos?

Um geek que vive no Tenesse, nos EUA, está decidido a evitar que estes sons sejam apagados da memória, seu nome é Brendan Chilcutt

Como ele vai fazer isso? Bom, ele já conseguiu, ele criou um museu virtual de sons que fizeram história, batizado Museu dos Sons em Perigo.

“Imagine um mundo em que você nunca possa ouvir o som do Windows 95 sendo inicializado”, escreve Chilcutt em sua página na internet.

Ele reconhece que a tecnologia avança dia a dia e que é inevitável que novos aparelhos eletrônicos façam os antigos serem esquecidos.

“Quando todos adotarem aparelhos com interfaces tácteis silenciosas, onde encontraremos o som?”, questiona.

Perguntas como essa levaram Chillcutt a idealizar, em 2012, um plano de 10 anos para reunir todos os sons de que gosta.

Alguns desses sons de uma era analógica, que muitos jovens nem imaginam, já foram disponibilizados na página do museu.Ouça aqui.

Entre eles, estão sons de:

  • Caixa registradora
  • Câmara Olympus Trip 35
  • Máquina de escrever
  • Nintendo 64
  • Fax
  • Pac-Man
  • Tamagotchi
  • Internet discada

Um dos sons favoritos de Chillcutt é o ruído mecânico da operação de uma fita de vídeo VHS sendo “engolido” pelo videocassete, especificamente o modelo HR-7100 da JVC, lançado em 1983.

“É um som maravilhosamente complexo. Mas, com o streaming tornando-se cada vez mais comum, é muito provável que o mundo não volte a escutar as máquinas antigas como a HR-7100”.

 

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

Leite com manga faz mal?

VIVA+

Analog Influencer

VIVA+

Ah que saudade!!!

VIVA+

E tem dias que a gente fica nostálgico…

VIVA+

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

WhatsApp chat