Conecte com a gente

BLINK NEWS

Em Paris, prefeito de Mariana pede inclusão da cidade como patrimônio da Unesco

Passou um mês da tragédia ambiental na cidade de Mariana, Minas Gerais, o prefeito do município, Duarte Júnior, pediu nessa quinta-feira (3) em Paris, apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a outras entidades da comunidade internacional para que ajudem na reconstrução da cidade e de sua imagem. Discursando em um evento paralelo à 21ª Conferência do Clima (COP-21) das Nações Unidas, Duarte Júnior prometeu ainda diversificar a economia da cidade, até então dependente da mineração.

O evento aconteceu na embaixada do Brasil em Paris, na véspera de um encontro de prefeitos de todo o mundo implicado no combate às mudanças climáticas. O prefeito afirmou que pretende candidatar Mariana a Patrimônio Histórico da Humanidade da Unesco. O título, entende Duarte Júnior, ajudaria o município em sua reconstrução, incrementando o turismo e diversificando a economia da cidade.

O prefeito entende que é hora de reduzir a dependência econômica do município, que até agora tinha como maior fonte de recursos os impostos arrecadados a partir dos trabalhos de mineração da Samarco, responsável pela barragem que se rompeu, causando o maior desastre ambiental da história do Brasil, deixando 11 mortos e 8 pessoas desaparecidas. “Mais de 80% da nossa arrecadação vem da mineração”, lembrou o prefeito. “Não sou contra a mineração, nem quero fechar a mineração”, explicou. “Mas temos de entender que a mineração é um parceiro que em determinado momento vai terminar, porque é finito.”

De acordo com o prefeito, chegou o momento de usar o desastre ambiental para projetar o futuro da cidade sem a mineração.

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

03 JUL #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

1.337 bons motivos para você ver esse vídeo!

SUSTENTABILIDADE

01 MAR: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

28 FEV: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

WhatsApp chat