Não é só o coronavírus: dezenas de novos vírus foram descobertos

Imagem de Juraj Varga por Pixabay
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Já faz quase dois anos vivemos com a ameaça de uma pandemia mundial. O vírus Sars-CoV-2 responsável pela COVID19 produziu um abalo significativo na vida de todas as pessoas do planeta.

Mas ele não é a única ameaça que pode representar perigo a sobrevivência da nossa espécie. Cientistas acabam de coletar amostras de vírus que estavam debaixo do gelo a quase 15.000 anos. Os vírus foram encontrados nas geleiras do planalto tibetano. Após analisarem as amostras os cientistas chegaram à conclusão que dezenas vírus são desconhecidos da nossa medicina. 

Esses novos vírus catalogados pelo estudo provavelmente se originaram nas plantas e no solo, e metade deles parecia bem adaptada para a vida no gelo. Com a pandemia de COVID-19 ainda sendo estudada e com a mutação que esse vírus vem sofrendo em diversas partes do mundo, a descoberta dos cientistas é ainda mais valiosa. Uma das maiores ameaças que o aquecimento global impõe ao nosso tempo é a de que vírus desconhecidos da medicina possam “escapar” do processo de congelamento natural e começarem um processo de mutação até conseguir uma evolução que ameace a espécie humana.

Essa contaminação por vírus ainda desconhecidos e que podem atingir o ambiente coletivo devido ao descongelamento provocado pelo aquecimento global é um problema sério que desafia os cientistas do mundo inteiro. 

Leia a pesquisa completa clicando aqui.