Conecte com a gente

BLINK NEWS

AS 6 PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA | 11 DE DEZEMBRO

1- Aécio Neves na mira da Polícia Federal

Polícia Federal e Ministério Publico cumprem, na manhã desta terça-feira (11), mandados de busca e apreensão em imóveis do senador Aécio Neves e de sua irmã, Andrea neves. Também são alvos da operação, Paulinho da Força, deputado federal e presidente nacional do Solidariedade, Cristiane Brasil e empresários que teriam emitido notas frias para Aécio. A operação é baseada nas delações de Joesley Batista e de Ricardo Saud, da J&F, que relataram repasse de propina de quase 110 milhões de reais ao senador do PSDB.

2- Políticos e empresários são alvos de operação em Mato Grosso do Sul

Operação Ross da Polícia Federal cumpre, nesta terça (11), mandados de busca e apreensão no Mato Grosso do Sul. A Operação investiga o recebimento de propina por políticos e tem três senadores e três deputados federais como alvos. São investigados os crimes de corrupção passiva, organização criminosa, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Os valores que teriam sido utilizados também para recebimento de apoio político ultrapassam os cem milhões de reais. As vantagens foram solicitadas ao grupo J&F que mantem plantas no estado e a operação também tem relação com as delações dos executivos da J&F.

O Blink News atualiza as informações ao longo do dia.

3- Tudo esclarecido?

Sérgio Moro diz que Jair Bolsonaro já esclareceu parte que lhe cabe relacionada à investigação do ex-assessor de seu filho, o senador eleito Flávio Bolsonaro. Segundo o futuro ministro da justiça, o restante dos fatos deve ser esclarecido pelas demais pessoas envolvidas ou por apuração. Moro falou ontem, segunda-feira (10), pela primeira vez, sobre o relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e também disse que não tem papel de comentar ou interferir nas investigações. Ele defendeu apuração das movimentações bancárias de Fabrício José de Carlos Queiroz, o ex-assessor, consideradas suspeitas pelo Conselho.

Segundo o Coaf, Queiroz teria movimentado mais de 1,23 milhão de reais entre janeiro de 2016 e janeiro de 2017 e ainda depositado 24 mil reais na conta da futura primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

4- Intervenção federal em Roraima

Decreto publicado no Diário Oficial da União ontem, segunda-feira (10), anunciou intervenção federal no estado de Roraima. A decisão ocorreu pela paralisação de agentes penitenciários e da polícia militar no estado e também pela crise provocada pela imigração de venezuelanos. A medida deve durar até 31 de dezembro e o interventor nomeado pelo decreto é o futuro governador de Roraima, Antonio Denarium (PSL).

5- Brasil fora de pacto da ONU?

Organização das Nações Unidas (ONU) confirma novo acordo mundial para migração, com participação da maioria dos países do mundo. O pacto global para migração segura, ordenada e regular teve desistência de alguns países e não conta com participação dos Estados Unidos. Os países que não desejaram fazer parte do acordo alegam que o tratado poderia incentivar imigração ilegal e ameaçar a soberania nacional.

Entre outras definições, o acordo, defendido pela chanceler alemã Angela Merkel e também pelo ex-presidente norte-americano Barack Obama, inclui análises de cada caso de deportação em separado; defende a não deportação imediata; proíbe deportações coletivas e recomenda que a detenção de migrantes seja considerada o último recurso.

Ontem, segunda (10), o futuro ministro das relações exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, informou, pelo twitter, que o governo de Jair Bolsonaro se “desassociará” do pacto da ONU para migração. Veja:

6- Incêndio no Hotel Nacional (MS)

Bombeiros combatem chamas e finalizam rescaldo do incêndio que atingiu o Hotel Nacional em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O hotel é ponto de referência da região central da cidade e fica próximo da antiga rodoviária. Não houve feridos ou vítimas do incêndio, que aconteceu na tarde de ontem, segunda-feira (10). Ainda não se sabe o que causou o acidente,  o valor estimado do prejuízo ou quando o hotel retomará as atividades normalmente.

 

Escrito por

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Católica Dom Bosco (2008) e Pós-graduação em Produção Audiovisual - Estéticas Contemporaneas pela UCDB (2010). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Videodifusão, produção Audiovisual para as novas mídias e Direção de Arte.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

PODCAST: Vôlei do MS na Primeira Divisão do Brasileiro

CAFÉ COM BLINK

PODCAST: Editais de cultura para Campo Grande

CAFÉ COM BLINK

PODCAST: Economia do MS perde “fôlego”

CAFÉ COM BLINK

PODCAST: 42 anos de MS!

CAFÉ COM BLINK