Conecte com a gente

VIVA VOZ

Novo caminho para a moda? A saia masculina existe e está se modernizando

É, rapazeada, parece que foi se o tempo em que homens usavam saia (não se atreva a dizer isso na frente de algum escocês) apenas na Escócia, quer dizer, Kilt. Agora mais moderna, a saia ganha espaço nas passarelas e conquista novos adeptos.

Em princípio, a ideia de homens usando saia pode parecer estranha para algumas pessoas. No entanto, não é de hoje que a peça faz parte do guarda-roupa masculino. Se resgatarmos a história, é possível encontrar registros de que no Egito antigo e no Império Romano a saia masculina já existia. Mais próximo da nossa realidade, lembramos facilmente do kilt, tradicional da Escócia e conhecido mundialmente.

Atualmente, a peça vem se modernizando e ganhando espaço nas passarelas. São diferentes modelos, tecidos e caimentos que conquistam novos adeptos da saia masculina no dia a dia. É o caso de Lucas Mano, 23 anos e estudante de direito, que começou a compor looks com a saia para ir à faculdade, ao trabalho e sair com amigos.

“Estava buscando uma peça de roupa que me permitisse estar confortável e com estilo”, conta. O curitibano começou a usar a peça no verão de 2015, quando queria se vestir sem passar calor e sem precisar recorrer às bermudas. “Já conhecia o kilt e, estudando um pouco sobre o tema, vi que tinham muitos homens adotando a peça. Achei que eu podia também!”, diz.

Lucas resolveu testar e encontrou o resultado que procurava. “Me senti incrivelmente livre e confortável, era exatamente isso que eu queria”, fala sobre a primeira vez que usou saia. Sobre a reação nas ruas, ele acredita que as pessoas ainda são muito preconceituosas com a peça masculina e relacionam o uso dela com a masculinidade. “Acham que usar saia diminui sua masculinidade”.

Felizmente, o estudante nunca passou por nenhuma situação constrangedora ou violenta ao usar a saia. “Fui abordado na rua algumas vezes e sempre elogiado… achei isso bacana e com uma recepção um tanto quanto inesperada”, fala.

Apesar de trabalhar em um escritório de advocacia, área tradicionalmente conservadora, a recepção positiva se repetiu com os colegas de trabalho. “O pessoal até já brincou uma vez dizendo que estava com inveja por conta do calor que estava fazendo, mas é exceção”, fala. Para o estudante, é mais fácil as pessoas aceitarem um traje fora do padrão em ambientes pequeno, como um escritório informal.

No geral, os modelos masculinos de saia  têm cores sóbrias – como preto, xadrez e azul escuro – e corte na altura do joelho, o que facilita para compor o look com outras peças. Na hora de levar a saia para o dia a dia, é interessante adaptar para o seu estilo e não ter medo de errar.

É possível usar a saia masculina com moletom, camiseta, camisa e até terno! Também dá para aproveitar a peça no frio, colocando uma calça mais justa por baixo ou apostando em modelos longos. Lucas conta que costuma combinar com outras peças básicas, como uma camiseta preta ou branca e têns de couro ou coturno.

Você acha que em breve as saias realmente podem fazer parte do guarda-roupa de todos os homens? Você usaria?

fonte: deles.ig.com.br

 

 

 

 

Escrito por

Buscando a felicidade sempre. Apaixonado pela comunicação e pela música. Sonhar, acreditar e jamais desistir, tudo isso sem perder a fé. Locutor, cantor e acadêmico de jornalismo. Apresentador do Viva-Voz. Me siga no insta: @padubotelho.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

WhatsApp chat