Conecte com a gente

BLINK NEWS

O Brasil é um país preconceituoso?

O Instituto Datafolha divulgou, ontem (16), um levantamento que aponta as discriminações sofridas pelos brasileiros. Segundo o levantamento, a porcentagem de brasileiros que sofreu discriminação e as causas:

. 30% | por classe social

. 28% | pelo local onde moram

. 26% | pela religião

. 24% | pelo sexo

. 22% | por cor ou raça

. 9% | por orientação sexual

Afinal, o Brasil é um país preconceituoso?

Há alguns anos, a Organização das Nações Unidas afirmou que o Brasil vive em uma falsa democracia racial e elaborou um relatório apontando que o racismo, no país, é estrutural e institucional e sugerindo medidas para combater este tipo de preconceito. Em 2017, ao lançar a campanha #VidaNegra, o braço brasileiro da organização voltou a debater o racismo e a afirmar: “o racismo mata e não podemos ser indiferentes”.

Também em 2017, o Ibope mostrou que em cada 10 brasileiros admitem ser preconceituosos (racistas, machistas ou homofóbicos, no caso do levantamento). Por outro lado, 7 a cada 10 admitiram já ter feito alguma declaração discriminatória. A pesquisa também mostrou que, frases preconceituosas são frequentemente e naturalmente aplicadas por grande parte da população: “mulher tem que se dar ao respeito”; “não sou preconceituoso, tenho até um amigo negro”; “pode ser gay, mas não precisa se beijar em público”.

Preconceito implícito

Especialistas debatem sobre a existência, além do preconceito explícito, de um preconceito implícito em todos os seres humanos.  Segundo os especialistas, este preconceito implícito é mais aderente e mais difícil de erradicar. Um teste desenvolvido pela Universidade de Harvard mostra o quanto cada ser humano carrega consigo um preconceito implícito e, além de ser utilizado até por empresas para a seleção de funcionários, apesar de também ter aspectos reprovados ou criticados pelos pesquisadores, pode ser um experimento para as nossas vidas.

Deixe o seu comentário!

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

28 FEV: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

20 FEV: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

Eleições na Câmara e no Senado acontecem nesta sexta-feira (1º)

BLINK NEWS

AS 6 PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA | 24 DE JANEIRO

DESTAQUES NEWS

Blink102 Blink102 Blink102 Blink102 Blink102

Comentários

“TagSômetro”

Blink102

Posts recentes

Blink102
Publicidade Blink102 Blink102 300x250
Blink102 300x250
WhatsApp chat