Conecte com a gente

BLINK NEWS

OMS decreta emergência mundial por epidemia de zika vírus

A disseminação da epidemia do zika vírus, transmitido pelo mesmo vetor que a dengue e a febre chikungunya, o mosquito Aedes Aegypti, e sua relação com o crescimento dos casos de microcefalia em embriões notificados nas primeiras semanas de gestação, levaram a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretar emergência de saúde pública internacional, em anúncio [...]

A disseminação da epidemia do zika vírus, transmitido pelo mesmo vetor que a dengue e a febre chikungunya, o mosquito Aedes Aegypti, e sua relação com o crescimento dos casos de microcefalia em embriões notificados nas primeiras semanas de gestação, levaram a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretar emergência de saúde pública internacional, em anúncio feito na tarde desta segunda-feira (01), em coletiva de imprensa em Genebra, após ser realizada reunião do Comitê de Emergência sobre zika vírus da OMS. O comitê foi formado e convocado na semana passada, quando a OMS demonstrou grande preocupação com a “propagação explosiva” do vírus, estimando que os casos registrados só na América cheguem a 4 milhões em 2016.

Embora a doença tenha sintomas muito parecidos com o das outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, o zika vírus e o seu combate é prioridade e motivo de maior preocupação internacional com expansão da epidemia. Mesmo não tendo sintomas letais, isso se deve à associação comprovada de que, a presença do vírus em gestante, pode causar malformação no feto, e possíveis problemas neurológicos durante a vida do bebê, a chamada microcefalia.

No Brasil já são mais de 4 mil casos de microcefalia ligados ao zika vírus notificados, e a doença se propaga por países da América Latina e também nos Estados Unidos.

Nenhuma medida ou decisão do poder público será eficaz, se você, fã da Blink 102, não colaborar e fizer sua parte, eliminando da sua casa todos os focos que favoreçam a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, como em vasos de planta, pneus, garrafas, caixas d’água sem tampa ou qualquer ambiente que acumule água parada. Conscientize as pessoas à sua volta, como a sua família, amigos, colegas de trabalho, e de bairro / condomínio, a acabarem com esta epidemia, cada um fazendo a sua parte.

 

 

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

PODCAST: Todo dia um dia novo, ou nem sempre?

VIVA+

29 JUL #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

23 JUL #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

Vá dormir direito!

VIVA+

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

WhatsApp chat