fbpx

Ônibus elétrico e prêmio para brasileiro? Entenda

Foto: BYD & EDP

Que venham os ônibus elétricos

Um ônibus elétrico totalmente movido a energia solar foi desenvolvido no Ceará, mas a ideia é que ele se espalhe pelo Brasil inteiro. Ele possui um conjunto de baterias que garante autonomia de 300 quilômetros.

Atualmente o veículo está sendo testado, sendo usado no transporte de funcionários entre Fortaleza e São Gonçalo Amarante. O ponto de recarga fica em São Gonçalo Amarante, em uma usina termelétrica e para recarregar as baterias do ônibus, foram instalados 183 placas solares.

Agora os testes vão prosseguir, e serão instalados filmes fotovoltaicos orgânicos no teto do ônibus, e isso vai permitir que o próprio ônibus produza sua energia enquanto percorre seu trajeto com a luz do sol.

O interessante de tudo isso é que ele facilita o transporte urbano e a sustentabilidade nas grandes cidades, sem contar o fato da manutenção ter custo reduzido, permitindo que os preços das passagens sejam barateados.

Brasileiro ganha prêmio internacional

O engenheiro químico Filipe Vargas Ferreira, de 32 anos foi um dos vencedores do prêmio internacional Green Talents 2020, que é promovido pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha.

O prêmio seleciona projetos de 25 jovens pesquisadores do mundo todo pra promover intercâmbio global de ideias ecologicamente inovadoras.

O projeto dele tem foco no desenvolvimento de nanomateriais plásticos para serem usados como embalagens ou implantes biomédicos. Hoje em dia são usados polímeros que não são biodegradáveis para a produção desses materiais, e a reciclagem não é recomendada, por isso a iniciativa de produzir um polímero biodegradável para ser usado nas embalagens e possivelmente na medicina.

O processo engloba o uso de nanotecnologia para extrair cristais da celulose, e o produto resultante parece ser bem resistente aos testes aplicados.

Esse é um grande passo na luta para redução de plásticos na natureza, e ele é do Brasil.

Que tal espalhar essas boas notícias pra todo mundo?

E aí? O que acha do assunto? Comente!

Gostaria de ser um parceiro @BLINK102FM? Ligue 67 3325 2444 - comercial@blink102.com.br