Conecte com a gente

VIVA VOZ

Pais superprotetores: aprenda a encontrar o equilíbrio.

Sim, durante uma boa parte de nossas vidas, principalmente a infância, somos completamente dependentes de nosso pais para absolutamente tudo, dinheiro, locomoção, alimentação, vestuário e também no que diz respeito as decisões que tomamos ou gostaríamos de tomar.

Porém, chega uma época, principalmente na adolescência, quando a noção do “eu”, de como nos vemos como ser humano tomador de decisões começa a aflorar, queremos nos descobrir e escolher baseados em nossas próprias convicções, mesmo ainda sendo dependentes financeiramente de nossos coroas. E é aí que a relação pode complicar dentro do seio familiar.

“No fim, criamos nossos filhos para o mundo”. Essa provavelmente é a frase mais utilizada por vários pais que tiveram de aprender a serem menos superprotetores ao longo do tempo. Como fazer a transição e entender que nossos filhos também precisam de espaço para acertarem e errarem no jogo da vida?

No quesito superproteção, a coisa começa a complicar quando qualquer forma de liberdade ou aprendizado é barrado nessa relação de pais e filhos porque eles morrem de medo de ver seus filhos irem embora. Pais que proíbem a filha de sair com os amigos, de se vestir da maneira que gosta, que controlam cada passo que ela dá podem ser bastante sufocantes.

Acredite, no fim, o que todo pai e mãe quer é nos poupar dos sofrimentos do mundo, mesmo que não funcione dessa forma. O importante é sempre apostar no diálogo, deixar os sentimentos bem claros e tentar encontrar a tão desejada balança entre o que se quer e o que se pode, e ah, nada de bancar o adolescente revoltado, sabemos que durante essa fase as mudanças de humor e hormonais podem ser simplesmente malucas, mas com conversa e entendimento, sempre se chega a um ponto em comum.

E você, é um pai/mãe superprotetor ou tem pais superprotetores? Como lidam com isso?

fonte: delas.ig.com.br

Escrito por

Buscando a felicidade sempre. Apaixonado pela comunicação e pela música. Sonhar, acreditar e jamais desistir, tudo isso sem perder a fé. Locutor, cantor e acadêmico de jornalismo. Apresentador do Viva-Voz. Me siga no insta: @padubotelho.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

Blink102 Blink102 Blink102 Blink102 Blink102

Comentários

“TagSômetro”

Blink102

Posts recentes

Blink102
Publicidade Blink102 Blink102 300x250
Blink102 300x250
WhatsApp chat