Conecte com a gente

VIVA VOZ

Viagem sem fim: o casal que vive numa van há 8 anos

Não adianta, só não gosta de viajar quem ainda não foi. Viajar pode ser equiparado a um vício, geralmente, quanto mais lugares se conhece, maior ainda é o desejo em conhecer outros, diferentes e provavelmente mais distantes. Culturas que não as nossas são fascinantes e nos ajudam a desenvolver uma melhor e mais ampla visão de mundo. Arrisco: tornamo-nos cada vez mais empáticos e tolerantes.

Claro que esse pensamento não se generaliza. Em um mundo tão desigual como o nosso, a grande maioria da população não pode se dar ao luxo de largar tudo e sair viajando por aí, muitas vezes porque existe uma família que depende dos resultados de seu trabalho para sobreviver e outros fatores ainda mais preocupantes, que deixam claro: o mundo precisa mudar, principalmente no que tange a distribuição de renda e condições mais humanas para todos os cidadãos do planeta.

Porém, dentro do espectro da classe social mais ou menos estável e de classe média, existem pessoas que sempre colocam obstáculos no caminho para não irem a lugar algum. Dinheiro, tempo, oportunidade. Será que esses empecilhos não estariam mais dentro de nossas próprias cabeças do que existentes no mundo real?

Um casal britânico provou que é possível rodar o mundo sem muito luxo e rios de dinheiro. Lauren Winslow-Llewellyn e Craig Hubbard vivem essa realidade há oito anos. Morando em poucos metros quadrados, eles já enfrentaram lobos uivantes, chuveiros frios, para-brisas esmagados e muitas outras aventuras . Sim, eles vivem em uma van.

O casal já percorreu 120 mil quilômetros e atualmente está na América do Norte, mas já viajou pela Austrália, Ásia, Canadá, América Central e do Sul, Nova Zelândia e Europa. A Dodge Camper Van, meio de transporte para as viagens, se tornou tão importante para Lauren e Craig que recebeu o nome de Daphne.

Grande o suficiente para caber uma cama de casal, mas nem tanto para ser uma moradia com conforto, Daphne foi a casa dos viajantes durante os últimos anos e os possibilitou desbravar o planeta por três vezes.

Para muitos casais seria impossível viver nessas condições. Lauren afirma ao “Daily Mail” que ela tem discussões com Craig – como acontece com qualquer outro casal – mas eles vivem bem assim.

“Estamos juntos há mais de nove anos e oito desses foram viajando. É claro que brigamos e discutimos, mas não temos nenhum lugar para escapar um do outro. Sem espaço livre para ir, então precisamos apenas superar isso e seguir em frente, sabendo que estou sempre certa”, brinca.

O segredo para dar certo é que ambos gostam das mesmas coisas. É o que acredita Lauren. “Estamos acostumados a ‘van life’ e amamos esse estilo de vida. A vida cotidiana tradicional pode ser estressante, com carreiras, crianças e contas. Sem isso, nossa vida é bastante livre de preocupações”, diz.

Essa aventura foi possível com planejamento. O casal economizou durante um tempo e iniciou a jornada com uma viagem para a Austrália. Para manter os custos baixos, fizeram viagens de um dia para as praias e realizaram passeios turísticos gratuitos.

Na última etapa da viagem, passando pelo Canadá, o casal resolveu documentar tudo. Eles seguiram esse ritmo no Alasca e no Havaí e conseguiram registrar imagens deslumbrantes. Craig fala que amplas montanhas, belos lagos, florestas exuberantes e belas praias fazem valer o sacrifício de viajar em uma van apertada.

“Nós vivemos de forma simples. Não podemos ter mais do que precisamos, pois não há espaço suficiente. Agradecemos quando encontramos coisas simples, como água corrente. Se achamos uma torneira, vamos encher o chuveiro solar e esperamos encontrar um local privado para nos lavar”, conta Craig.

O casal já teve outras vans antes de Daphne e admite que problemas com o veículo acontecem, como uma vez em que uma pedra que caiu de um caminhão e quebrou o para-brisa. “Para nós, esse é o estilo de vida ideal. Nossa casa é sobre rodas”, afirma o companheiro de Lauren.

Os altos e baixos de levar uma vida em uma van existem, mas todo o estresse pode ser compensado ao encontrar um lugar maravilhoso, como a vez que estacionaram o veículo em um lugar que era possível ouvir lobos uivando.

Apesar de estar longe de casa por anos, o casal já está planejando a próxima aventura. “Nós planejamos ir para o México e fazer uma pequena pausa, depois de sete meses de vida em uma van”, conta Lauren. Eles também pretendem ir a uma ilha grega, ao Marrocos e talvez para África.

Você tem vontade de viajar pelo mundo? Qual o lugar que você mais tem vontade de conhecer?

fonte: turismo.ig.com.br

 

Escrito por

Buscando a felicidade sempre. Apaixonado pela comunicação e pela música. Sonhar, acreditar e jamais desistir, tudo isso sem perder a fé. Locutor, cantor e acadêmico de jornalismo. Apresentador do Viva-Voz. Me siga no insta: @padubotelho.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

WhatsApp chat