Conecte com a gente

BLINK NEWS

Pesquisadores vão desenvolver soro contra vírus Zika

Existe a previsão para o desenvolvimento de um soro contra o zika vírus. A ideia é uma parceria firmada entre o Instituto Vital Brazil, labortório do Governo do Rio de Janeiro, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A previsão é que o medicamento fique pronto em três anos. O diretor científico do [...]

Existe a previsão para o desenvolvimento de um soro contra o zika vírus. A ideia é uma parceria firmada entre o Instituto Vital Brazil, labortório do Governo do Rio de Janeiro, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A previsão é que o medicamento fique pronto em três anos.

O diretor científico do Vital Brazil, Cláudio Maurício de Souza, disse que a expectativa é que o soro funcione da mesma forma que o antirrábico:

A ideia é que, uma vez sendo administrado em um paciente com zika vírus, ele (o soro) reconheça as partículas virais e se ligue na capa protetora dessas partículas, promovendo a sua inativação.

Para Souza, o soro poderá, inclusive, proteger gestantes contra o vírus, Souza ainda afirma:

A gente acredita que esse soro vai ser uma ferramenta terapêutica bastante útil, que vai ajudar bastante na proteção da gravidez das mulheres no Brasil.

De acordo com o presidente do instituto, Antônio Werneck, a aplicação do soro em mulheres grávidas, com diagnóstico confirmado, poderá evitar que o vírus entre em contato com o feto provocando a microcefalia, uma malformação que afeta o tamanho adequado da cabeça do recém-nascido. O Ministério da Saúde confirmou 230 casos de microcefalia no país causados pelo zika vírus.

O zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue. Os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente em até sete dias. Os sintomas da doença se assemelham com os da dengue, como febre, manchas pelo corpo com coceira, dor de cabeça e nas articulações, enjoo e dores musculares.

Em alguns casos, o paciente pode apresentar olhos vermelhos. Antes de ser disponibilizado para uso humano, o soro será testado em animais.

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

PODCAST: Todo dia um dia novo, ou nem sempre?

VIVA+

29 JUL #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

23 JUL #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

Vá dormir direito!

VIVA+

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

WhatsApp chat