Conecte com a gente

VIVA VOZ

Planejar a vida ou viver um dia de cada vez?

Um grande dilema que surge nas crises existenciais que todos nós vamos passar em algum momento é a forma como escolhemos viver a própria vida. Em nossa vida fazemos planos, estabelemos metas e, com isso, visualizamos situações que “podem vir a ser”, que “podem ocorrer”, e nos colocamos numa posição de expectativa e investimento de energia, trabalho e emoção. As expectativas de vida podem, em algum momento, concretizar-se ou não.

O acúmulo de expectativas e situações não resolvidas, bem como problemas cotidianos, profissionais e pessoais podem nos levar ao famoso estresse, que não vem apenas por aquilo que está externo a nós e visível, como problemas, pessoas, falta de dinheiro, desemprego, etc., mas especialmente ao que chamamos de fatores internos, e um em especial: a maneira como interpretamos a vida e seus acontecimentos, as pessoas com as quais convivemos, as situações pelas quais passamos.

A iniciativa das pessoas de ao menos colocar em um papel aquilo que planejam a longo prazo fica evidente, principalmente nesta época de fim de ano. As clássicas metas pro ano novo que em grande parte não se realizam, se mostram como uma ilusão de tentar se nortear com algo que não é certo, sendo apenas idealizado.

Planejamos o dia de hoje e também como as coisas serão daqui 10 anos. Desde atos simples, como o almoço de domingo, até o nosso provável casamento ou a cidade em que vamos morar. Mas sabe o que é mais irritante e curioso)? A vida nem sempre segue os nossos planos.

Você acha que a vida é algo que deve ser planejada para ser “bem sucedida” ou a felicidade é fruto do viver um dia de cada vez?

Escrito por

Buscando a felicidade sempre. Apaixonado pela comunicação e pela música. Sonhar, acreditar e jamais desistir, tudo isso sem perder a fé. Locutor, cantor e acadêmico de jornalismo. Apresentador do Viva-Voz. Me siga no insta: @padubotelho.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

WhatsApp chat