Conecte com a gente

VIVA+

PODCAST: Ah deixa isso aí, vai que eu preciso um dia…

É o que muita gente diz quando alguém sugere o desapego a algumas coisas que quase não usa. Você já fez isso?

Fique tranquilo, todo mundo é apegado a algo. É do ser humano se apegar. Somos seres que precisamos nos prender a algo para nossa vida fazer sentido.

Mas vamos dar umas dicas para você exercitar e começar a desapegar de coisas que você não usa mais.

Desapego, como assim?

Primeiro vamos tentar explicar o que é o desapego. Desapegar é deixar algo ir quando ele já não nos serve. O maior problema em desapegar é identificar quando aquilo não é mais necessário. É um exercício de auto-análise e de percepção. Converse com você mesmo e busque na sua memória, quando foi a última vez em que usou aquilo, e por que não usa mais, e também se tem intenção real de usar no futuro.

Não se prenda

Uma das coisas que pode ajudar a desapegar é não se apegar, pra começar. Isso vale para objetos e pessoas. Nada é eterno e você tem que ter isso em mente. Nem mesmo pessoas. Sei que pode parecer um pouco egoísta, ou um pouco cruel, mas pense em tudo que você tem e todas as pessoas que você cultiva por perto como produtos de supermercado. Todos os produtos tem uma data de validade e, após aquela data este produto não serve mais para você consumir, pode lhe fazer mal. Pense que tudo que te cerca pode ter uma condição de validade. Mas diferente de data, pense em que condições aquilo pode não te servir mais.

Detox social

Um termo que pode ser usado quando você faz uma limpa das pessoas que não servem mais para conviver com você. Pessoas que não agregam nada ao seu círculo social. Pode ser um amigo folgado, um romance tóxico, ou ainda amores platônicos não correspondidos. Livre-se disso. Não lhe faz bem e não adianta você tentar criar uma hipótese de que aquela pessoa pode um dia lhe ser útil.

Quem vive de passado é museu

Essa é a maior verdade que eu posso te dizer hoje, e quando você aprende isso, você vive melhor. Desapegar-se de coisas passadas, abre o caminho para vislumbrar o futuro que lhe espera. Focar no hoje vai dar a você mais espaço para aproveitar os momentos passageiros que a vida proporciona pra gente.

Supere as dificuldades. Tem coisas que são desnecessárias na nossa vida, e o melhor que podemos fazer é nos livrar delas.

E você, já se livrou de algo ou alguém que não era mais útil a você? Comente aqui

Escrito por

Comunicador formado em 2010, se encontrou no rádio como uma fonte de energia 100% renovável. O hobbie é modelismo (miniaturas de veículos, edifícios, etc.), design gráfico e, claro, Netflix.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

Entre a terra e o mar, o indiomar.

COLUNISTAS

Ciúmes até que ponto?

AO VIVAÇO

BREAK SUSTENTÁVEL: Plantando um futuro melhor

SUSTENTABILIDADE

PODCAST: Moda CG promove sustentabilidade

CAFÉ COM BLINK