27 de novembro – Dia Nacional de Combate ao Câncer

O Dia Nacional de Combate ao Câncer tem por finalidade a conscientização da população a respeito dos riscos e das formas de prevenção contra o câncer.

Esse também é o tema da nossa entrevista de hoje com Dr. Fabrício Colacino Silva, Oncologista – Coordenador do serviço de oncologia da Santa Casa e Diretor do núcleo de ensino e pesquisa da Cassems.

O câncer é a segunda principal causa de mortes no Brasil, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. Apesar de muitas vezes o prognóstico não ser satisfatório, diversos óbitos podem ser evitados com o descobrimento precoce da doença.

Estima-se que o número de casos da doença poderá dobrar nas próximas décadas, principalmente nos países de baixa renda. Porém, vale destacar que a doença não escolhe cor, idade ou sexo, podendo atingir toda a população e também qualquer órgão do nosso corpo.

Os principais tipos de câncer que acometem a população brasileira são o câncer de pele, próstata, mama, traqueia, brônquios e pulmão, cólon e reto. Entre as mulheres, o principal causador de mortes é o câncer de mama. Já nos homens, o câncer de pulmão é o maior responsável pelos óbitos.

Deixe um comentário