Conecte com a gente

VIVA+

PODCAST: Todo dia um dia novo, ou nem sempre?

Essa é uma pergunta que muita gente se faz e sempre existiu discussão sobre os que preferem a rotina e os que abominam. Acompanhe.

Ah rotina! Todo dia acordamos no mesmo horário, vamos trabalhar na mesma empresa, encontramos as mesmas pessoas, fazemos as mesmas coisas, etc. Tem gente que ama a rotina e se sente confortável e seguro com ela, não é à toa que chamamos de zona de conforto, estamos confortáveis com os mesmos afazeres diários, e quando saímos deles, a gente pode se sentir desconfortável, inseguro.

Já outras pessoas, acham que a rotina atrapalha todo um bem estar que pode ser desencadeado com a adrenalina do inesperado. É um empate a não adianta tentar encontrar um correto, não existe certo ou errado quando se trata da metodologia que nosso cérebro desenvolve.

by Giphy
By Giphy

Então vou listar as vantagens e desvantagens da rotina.

A rotina é algo bom quando pensamos nas pessoas que precisam de um padrão na vida, tanto por motivos sociais, quanto por motivos de doença. Quem tem autismo, por exemplo, precisa que todos os dias tenham basicamente o mesmo encaminhar, quando algo sai do “normal” do dia a dia, os autistas podem se sentir inseguros e extremamente incomodados. Vale ressaltar aqui que altismo não é doença e não deve ser tratada como tal. Altismo é característica. A pessoa é assim. Aceite.

Outro caso onde a rotina é algo necessário é em pessoas com Alzheimer. As pessoas precisam de todos os dias repetirem os mesmos feitos, para poder associar e trazer conforto. Como sabemos o Alzheimer é uma doença bem sofrida para quem a tem e também para os familiares.

Não sei se você sabe, mas rotina é muito mais do que se pensa. Além de ser somente aquelas tarefinhas simples do dia-a-dia, a rotina é feita de tarefas com grande importância, que devem ser programadas com antecedência para sair corretamente. Então entenda que a rotina é sim necessária para a vida não ser uma bagunça. Quando temos uma rotina para determinadas tarefas importantes, fica mais fácil associar uma outra tarefa também importante em seguida. É como associar o ato de dormir ou acordar com o ato de escovar os dentes. É uma rotina que aprendemos a aderir, e quando falha a gente se arrepende do bafo depois de acordar ou do tártaro que se forma nos dentes.

By Giphy

Agora vamos falar do perigo. Se você é como eu que tenho dificuldade em me concentrar, a rotina pode ser uma chata. Sim! Fazer todos os dias as mesmas coisas pode causar uma sensação de repetição e você ligar o piloto automático. Isso pode ser bem complicado.

Uma vez eu estava tão bitolado na rotina que ao voltar pra casa depois de um dia bem cansativo de trabalho, não prestei atenção no caminho de volta pra casa. Foi quando estava passando pela portaria do condomínio que me toquei que havia dirigido por mais de 20 minutos e não me lembrava do caminho. Olha o perigo!

By Giphy

Se você tem problemas com ansiedade e depressão, também é bom buscar novas tarefas intermitentes para não repetir a rotina de todos os dias, pois isso pode piorar seu sentimento.

Ok! Mas o que posso fazer? Simples! Equilibre-se.

Sei que parece clichê dizer que temos que buscar o equilíbrio, mas você sabe como? Então se liga.

  • Ao invés de acordar todos os dias no mesmo horário, alterne os horários para cada dia da semana e na semana seguinte, mude os horários novamente.
  • Mude a forma como se desloca para o trabalho ou escola. Vá de bicicleta, se possível, ou pegue um taxi (ou app de carona) de vez em quando.
  • Caso não seja possível mudar a forma como vai ao trabalho, mude o caminho então, procure 3 caminhos diferentes que levem ao mesmo destino em mais ou menos o mesmo tempo e use-os alternadamente, sem previsão.
  • Mude sua refeição. O nosso corpo precisa determinar horários para necessidades básicas como comer, dormir e acordar. Mas você pode variar o cardápio para não ficar todos os dias no mesmo. Para você que tem uma dieta focada na massa magra, vai ser bem mais difícil, mas pode buscar uma nutricionista para te ajudar.

Essas dicas e percepções são as minhas e você é livre para discordar, ou acrescentar. Deixe um comentário se você tem algo diferente a adicionar nas formas de quebrar a rotina. 🙂

Escrito por

Comunicador formado em 2010, se encontrou no rádio como uma fonte de energia 100% renovável. O hobbie é modelismo (miniaturas de veículos, edifícios, etc.), design gráfico e, claro, Netflix.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

PODCAST: As atrações da largada do Rally dos Sertões!

HORÁRIO DE PICO

Veja: Novos filhos de “dona Herminia”

ENTRETENIMENTO

PODCAST: Especial CG Praça Belmar Fidalgo

PODCAST

Campo Grande é tudo isso!?

ENTRETENIMENTO

WhatsApp chat