Conecte com a gente

VIVA VOZ

Poliamor: duas mulheres e um homem realizam união estável.

Essa com a certeza não é a primeira vez que ouvimos ou ouviremos falar de um caso deste tipo, o amor envolvendo mais de duas pessoas. A pouco tempo, tivemos em Jundiaí o caso de um “trisal”, como os próprios envolvidos intitulavam a relação e, mais recentemente, um caso no Rio de Janeiro e que acaba de ser oficializado em cartório.

Por definição, o poliamor é a possibilidade de estabelecer mais de uma relação amorosa ao mesmo tempo, com a concordância de todos os envolvidos, ou seja, é a não monogamia. O conceito de poliamor foi definido em  em 1990, no glossário de terminologia relacional de um evento em Berkeley, nos EUA, e em 1997, no livro “Amor sem Limites”, de Deborah Anapol.

A primeira união poliafetiva em cartório do Brasil foi feita em 2012 e até hoje foram feitas cinco delas, mas especialistas afirmam que no futuro será cada vez maior o número de casos dessa natureza no Brasil e no mundo.

Diversos poliamoristas afirmam que o que é bom em um relacionamento monogâmico é muito bom em uma relação poliamorosa, mas o que é ruim, também é péssimo. Ciúmes à parte, rompimentos ocorrem pelos mesmos motivos que em relacionamentos convencionais, distância física, brigas cotidianas e falta de tempo, por exemplo.

A partir do momento em que relações poliamorosas são oficializadas em cartório, muda-se um paradigma perante as leis e a sociedade civil. Jonattan da Silva, integrante do trisal de Madureira, no Rio de Janeiro, conta que os três resolveram oficializar a união para facilitar direitos que podem ter em comum, como plano de saúde, por exemplo.

E você, acha possível amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo?

fonte: tab.uol.com.br

Escrito por

Buscando a felicidade sempre. Apaixonado pela comunicação e pela música. Sonhar, acreditar e jamais desistir, tudo isso sem perder a fé. Locutor, cantor e acadêmico de jornalismo. Apresentador do Viva-Voz. Me siga no insta: @padubotelho.

1 Comentário

1 Comentário

  1. Maicon

    04/11/2017 em 21:32

    Interessante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

WhatsApp chat