Conecte com a gente

VIVA VOZ

Sobre domingos tristes : por que ficamos de ressaca?

Hoje nosso post é dedicado a você, cidadão do mundo que gosta de tomar uma cajibrina socialmente aos finais de semana, mas já, como todo mortal, às vezes exagera e no outro dia se pergunta, Meu Deus, o que está acontecendo comigo? É, camarada, a ressacas podem ser horríveis e muitas vezes fazem você repensar se vale a pena ingerir álcool novamente na vida, mas você já se perguntou por que isso acontece?

Pois é, a matemática na real é bem simples, para absorver e metabolizar um montão de álcool, o organismo tem que se desdobrar e, assim, acaba sobrecarregando todos os órgãos envolvidos no processo. O fígado é o que mais sofre – apesar de ele mesmo nunca doer. É desse órgão o trabalho principal de produzir as enzimas que absorvem o etanol. Existem pessoas que desenvolveram várias técnicas milagrosas que, juram, eliminam a ressaca totalmente, algumas até meio estranhas, como a da musa do carnaval Alessandra Mattos, que afirmou uma vez em entrevista que chupava banana congelada para evitar a maldita. Saiba que não há remédio nem mandinga 100% fica, mas há como aliviar os efeitos de uma bela ressaca, veja alguns mais populares:

Refrigerantes: ingerir qualquer tipo de líquido (sem álcool, é claro) faz bem. Ele facilita o trabalho do fígado e dos rins, que eliminam mais rapidamente os resíduos tóxicos do organismo. Sucos, água-de-coco e isotônicos vão repor não só a água mas também os sais minerais e as vitaminas perdidas. O refrigerante, por ter alto nível de açúcar, também ajuda a suprir o açúcar eliminado pelo álcool.

Comprimidos: não existe remédio que impeça a intoxicação causada pela ingestão de álcool. Os analgésicos, antiácidos ou anti-histamínicos só ajudam a diminuir o mal-estar.

Continuar bebendo: tomar mais bebida alcoólica quando se está de ressaca só atrasa a desintoxicação do corpo. Quem apela para esse remédio merece o troféu sorvete na testa.

Doce: como a bebida diminui muito a glicose e, conseqüentemente, a energia do corpo, repor o açúcar é uma ótima opção.

E aí, você tem alguma técnica infalível para evitar ou acabar com a ressaca? Conte pra gente.

fonte: super.abril.com.br

Escrito por

Buscando a felicidade sempre. Apaixonado pela comunicação e pela música. Sonhar, acreditar e jamais desistir, tudo isso sem perder a fé. Locutor, cantor e acadêmico de jornalismo. Apresentador do Viva-Voz. Me siga no insta: @padubotelho.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ: