Conecte com a gente

BLINK NEWS

Posts ofensivos entram no radar do Governo Federal

O falso anonimato na internet aparentemente está caminhando para um fim. Com a preocupação das autoridades em proteger sua população, aqueles conhecidos como haters nas redes sociais, aqueles que compartilham apenas mensagens de ódio em seus posts, podem acabar sofrendo punições severas daqui a algum tempo. A partir de um pedido feito pela antiga Secretaria [...]

O falso anonimato na internet aparentemente está caminhando para um fim. Com a preocupação das autoridades em proteger sua população, aqueles conhecidos como haters nas redes sociais, aqueles que compartilham apenas mensagens de ódio em seus posts, podem acabar sofrendo punições severas daqui a algum tempo.

A partir de um pedido feito pela antiga Secretaria de Direitos Humanos (SDH), da Presidência da República, o Laboratório de Imagem e Cibercultura (Labic), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) criou um serviço que servirá como peneira a comentários ofensivos na rede. Ele vasculhará de forma automatizada o Twitter, Facebook e Instagram em busca de manifestações de ativistas, apoio a vítimas de discriminação e agressões aos direitos humanos.

O Monitor dos Direitos Humanos exibirá as mensagens compiladas na íntegra, mas não trará a identidade de quem as divulgou, e os links originais estarão incluídos.

A ferramenta foi criada para que os órgãos do governo que trabalham com os Direitos Humanos tenham conhecimento do que circula pela rede, de forma pública.

Algoritmos serão responsáveis pela coleta, filtragem e exibição das mensagens. Por trás da ferramenta, há 15 desses programas, cada um com uma função específica. Um exemplo é o Marta, nomeado em homenagem à jogadora de futebol, que coleta o histórico de um perfil no Twitter.

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

“Epidemia de violência doméstica no Brasil”. Leia:

BLINK NEWS

AS 6 PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA | 4 DE JANEIRO

BLINK NEWS

AS 6 PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA | 10 DE DEZEMBRO

BLINK NEWS

É de graça! Filmes incentivam reflexão sobre direitos humanos. Assista:

BLINK NEWS

Blink102 Blink102 Blink102 Blink102 Blink102

Comentários

“TagSômetro”

Blink102

Posts recentes

Blink102
Publicidade Blink102 Blink102 300x250
Blink102 300x250
WhatsApp chat