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Prepare-se de forma adequada! Entenda.

Se você não sabe mais o que fazer para deixar a segunda-feira menos dolorida, dê uma lida nisso pra te orientar.

A gente sabe que no domingo a noite dá aquela sensação de não querer fazer nada. Principalmente quando pensamos na rotina que vai tomar a gente na segunda-feira.

Mas sabia que tem alguns truques que podem deixar a gente bem mais preparado para esse dia tão temido da nossa semana, e tudo de forma bem natural?

Hoje você vai ler algumas dicas que podem ser controversas, mas que te garanto que vão te animar.

1) Faça Exercícios físicos

Tá bom, eu sei que é difícil pensar em levantar cedo pra fazer alguma atividade física. Mas eu vou te dar um consolo: a parte mais difícil é levantar. Depois que você sai da cama e começa a se aquecer pra malhar de manhã, o organismo se acostuma e se prepara praquilo. Parece que liga um botãozinho que tem a função de ligar o modo empolgado. Fazer exercícios pela manhã, principalmente na segunda, faz com que doses de adrenalina e endorfina sejam liberados na corrente sanguínea, o resultado é um dia mais animado e disposto. Faça o teste e comprove que você vai ter um dia mais animado, e você só vai se cansar no finalzinho da tarde quando já estiver em casa e pronto pra dormir. E vai dormir bem melhor, acordar bem disposto no outro dia, e o ciclo recomeça tudo outra vez.

2) Esqueça o trabalho, pelo menos antes de chegar nele

A segunda-feira já é um dia proprício para estresse. Se você fizer os exercícios, que falei acima, a chance de se estressar diminui, mas ainda assim pode acontecer. E como diminuir ainda mais essa chance? Esquecendo do trabalho no fim de semana. Evite olhar e-mails, grupos de trabalho do WhatsApp, e outras coisas que possam te deixar apreensivo. Espere chegar no trabalho, e mesmo assim, crie uma rotina para que você olhe os e-mails apenas algumas vezes ao dia, se dando tempo para ser produtivo e dar prioridade para render mais.

3) Lista de coisas pendentes

É primordial ter uma agenda para te lembrar dos compromissos ou tarefas que precisam ser feitas no trabalho. Mas mude a forma como você as elabora. Ao invés de criar uma lista de coisas que faltam fazer, começe fazendo lista de coisas que já foram concluídas. Assim você se sente mais realizado e mais leve para criar a lista de pendência.

4) Informação é tudo

Todos queremos saber o que anda acontecendo no mundo. Mas você já parou pra pensar em como buscamos essas informações? Muita gente fica refém de sites de notícias tendenciosas, ou da televisão. Saiba que esses meios de comunicação podem entregar para você informações muito pesadas para começar a semana. Qual a melhor forma? Busque ouvir podcasts informativos de assuntos que lhe interessam. Pode ser qualquer coisa, desde que lhe traga alguma atualização e seja algum assunto que te agrada. Aqui na Blink a gente tem o Café com Blink que deixa você bem informado com credibilidade, sem perder o bom-humor.

5) Intervalos

Faça pausas regulares durante seu horário de trabalho. As pausas estão na legislação trabalhista e devem ser tiradas para melhorar o desempenho. Aproveite essa pausa para ler um livro, tomar um café ou mesmo ouvir um podcast. Evite passar suas pausas na frente do computador, pois isso pode prejudicar sua visão e te cansar mais rápido.

6) Hora do almoço!

Caso você seja aquela pessoa que fica o dia todo no trabalho, lembre-se de fazer um horário de almoço decente. Além de se alimentar corretamente, você deve procurar comer fora do local de trabalho. Se a empresa onde trabalha for grande e tiver jardins ou pracinhas dentro do terreno, opte por comer ali, perto de árvores, ou ao ar livre. Caso não haja um espaço desses onde você trabalha, saia, vá a uma praça próxima, comer sua marmita, ou ainda vá almoçar em algum restaurante baratinho que tenha comida saudável e gostosa. Está comprovado cientificamente que almoçar longe do local de trabalho, permite o melhor aproveitamento da refeição proporconando um prazer melhor ao comer, e também mais disposição a hora de voltar a trabalhar.

7) Hora extra só quando necessário

Evite ficar horas a mais no seu trabalho na segunda-feira. Isso pode estragar o resto da semana. Tente se organizar para sair no horário. É claro que às vezes isso foge ao nosso controle, mas tente evitar horas extras a toa. Adiante o trabalho dos próximos dias quando tiver uma sobra de tempo, para poder aproveitar mais os tempos livres conforme a semana avança.

8) Relaxamento antes de dormir

Existem várias atividades que podemos fazer antes de dormir. Mas algumas delas que não dão certo são: assistir a qualquer dispositivo com tela, e se estressar. Aqui vale novamente a regra de esquecer computador, celular, televisão antes de deitar. Tome um chá ou chocolate quente para relaxar o organismo, vista roupas confortáveis, leia um bom livro ou medite.

Se você conseguir fazer todos os itens dessa lista, parabéns. Sei que é quase impossível. Mas tente pelo menos metade. Eu mesmo nem sempre consigo fazer todos, mas todas as segundas eu faço pelo menos metade deles. Te garanto, já dá uma boa melhorada. 💪😉

Escrito por

Comunicador formado em 2010, se encontrou no rádio como uma fonte de energia 100% renovável. O hobbie é modelismo (miniaturas de veículos, edifícios, etc.), design gráfico e, claro, Netflix.

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