Conecte com a gente

BLINK NEWS

Prevenção contra vírus da gripe deve ser permanente

Os casos da gripe A (Influenza H1N1), voltaram a colocar autoridades da saúde em estado de alerta. Surtos da doença ocorrem no país a partir de junho, com a chegada do inverno. Mas, nos três primeiros meses deste ano, o número de infecções já ultrapassa o total de todo o ano passado. Esta semana, foram [...]

Os casos da gripe A (Influenza H1N1), voltaram a colocar autoridades da saúde em estado de alerta. Surtos da doença ocorrem no país a partir de junho, com a chegada do inverno. Mas, nos três primeiros meses deste ano, o número de infecções já ultrapassa o total de todo o ano passado.

Esta semana, foram confirmadas mortes em decorrência do vírus em Brusque (SC), Cuiabá (MT), Dourados (MS), Goiânia (GO) e Rio de Janeiro (RJ).

Em função do cenário atual, governos estaduais e municipais estudam antecipar o início da imunização contra a gripe – cujo público-alvo é composto de profissionais de saúde, crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes e idosos.

A campanha nacional de vacinação está prevista para ocorrer entre os dias 30 de abril e 20 de maio, mas o Ministério da Saúde informou que já começou a fazer o envio dos lotes aos estados. A previsão é que, até 15 de abril, sejam enviadas 25,6 milhões de doses, o que corresponde a 48% do total de doses a serem enviados para toda a campanha deste ano.

Já o envio da vacina aos municípios, segundo a pasta, é de responsabilidade dos governos estaduais. Em entrevista à imprensa, o professor de infectologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Alexandre Barbosa lembrou que, no final de 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia feito um alerta sobre o aumento da circulação do H1N1 no mundo.

O tipo (cepa), segundo ele, é exatamente o mesmo que provocou a pandemia de gripe A em 2009 e que voltou a assustar em 2013.

O vírus influenza vai sempre circular. Por isso, as medidas preventivas têm que ser tomadas sempre. É como escovar os dentes – não vale fazer só quando eles estão ruins e depois relaxar ou a dor volta.

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

23 JUL #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

Vá dormir direito!

VIVA+

05 JUL #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

28 JUN #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

WhatsApp chat