Conecte com a gente

BLINK NEWS

Quais os homens que já contribuíram para o feminismo?

Sabia que homens já fizeram grandes contribuições para o feminismo? No início da Revolução Francesa, o Marquês de Condorcet (1743-1794) – matemático, filósofo e iluminista – foi uma das primeiras vozes a defender o direito das mulheres. Nos debates da Assembléia Nacional, em 1790, ele protestou contra os políticos que excluíam as mulheres do direito [...]

Sabia que homens já fizeram grandes contribuições para o feminismo?

No início da Revolução Francesa, o Marquês de Condorcet (1743-1794) – matemático, filósofo e iluminista – foi uma das primeiras vozes a defender o direito das mulheres.

Nos debates da Assembléia Nacional, em 1790, ele protestou contra os políticos que excluíam as mulheres do direito ao voto universal, dizendo o seguinte:

“Ou nenhum indivíduo da espécie humana tem verdadeiros direitos, ou todos têm os mesmos; e aquele que vota contra o direito do outro, seja qual for sua religião, cor ou sexo, desde logo abjurou os seus”.

Em 1794, pouco antes de sua morte, Condorcet escreveu o livro:

Esquisse d’un tableau historique des progrès de l’esprit humain.

 

 

 

Atualmente o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau, dividiu seus 30 ministérios igualmente entre homens e mulheres.

 

 

 

 

O filósofo  inglês John Stuart Mill, no livro, A Sujeição das Mulheres, de 1869, defende a igualdade de direitos para as mulheres.

 

 

 

 

Mas atenção, o feminismo é contra o patriarcado e não contra os homens. Por isso, não é uma questão de gênero, mas sim uma identificação com causa.

 

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

Gari e rapper viraliza no Youtube com vídeos sobre racismo. Assista a entrevista:

VIVA+

Os medos do homem na hora H

VIVA VOZ

A cultura do estupro em nosso país

BLINK NEWS

1ª Marcha Nacional das Mulheres Negras acontece nesta quarta em Brasília

BLINK NEWS

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

WhatsApp chat