Quarta-feira com Q de “Que notícia legal”!

Imagem de Sabine van Erp por Pixabay
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Contos por telefone para idosos

Essa pandemia mostrou que precisamos uns dos outros mais do que nunca, e que o contato é subestimado, e o bibliotecário espanhol Juan Sobrino sabe disso.

Ele já tinha o hábito de ir em lares de idosos para fazer rodas de leitura com eles e levar um pouco de alegria para os vôzinhos, mas a pandemia colocou uma barreira física nisso. Foi então que Juan teve uma ideia genial: todos os dias ele liga para um idoso para conversar e ler algo de algum livro para eles.

No começo ele fazia isso sozinho, agora já conta com um time de voluntários e o mais legal é que eles desenvolveram um esquema onde cada idoso tenha sempre o mesmo voluntário, dessa forma cria-se o vínculo afetivo também.

Essa é uma ideia genial e pode ajudar e muito na auto-estima dessas pessoas que precisam sempre de tanta atenção, principalmente agora.

Inteligência Artificial para coleta seletiva no Brasil

A ideia é genial e está em fase de aperfeiçoamento nas mãos da startup Ciclefy Engenharia, de Curitiba. A ideia é usar um aparado de inteligência artificial para identificar o tipo de material que está dentro do recipiente e fazer a separação, facilitando a coleta seletiva.

O equipamento vai funcionar com um dispositivo instalado em um trilho no aro de um recipiente, esse equipamento vai fazer leituras em 360 graus do material e identificar se é plástico, metal, vidro, papel/papelão ou embalagem tetrapak.

Com essa identificação o dispositivo vai direcionar o material para a coleta adequada.

A ideia é baratear os custos da coleta seletiva e facilitar o recolhimento.

Agora que você já conferiu essas notícias bem legais, é hora de mostrar pros seus amigos que tem mais notícia boa do que se imagina.