Conecte com a gente

BLINK NEWS

Quatro rios do MS estão em nível de alerta por conta de chuvas

Quatro rios de Mato Grosso do Sul subiram muito e estão em nível de alerta, segundo o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). Um deles, o Aquidauana, superou a cota de transbordo e está nível de Emergência. O nível dos rios está sendo monitorado constantemente pela Sala de Situação do Imasul. [...]

Quatro rios de Mato Grosso do Sul subiram muito e estão em nível de alerta, segundo o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). Um deles, o Aquidauana, superou a cota de transbordo e está nível de Emergência.

O nível dos rios está sendo monitorado constantemente pela Sala de Situação do Imasul. Os rios nesta situação além do Aquidauana, são o Pardo, Coxim e Miranda. O alerta é emitido quando as medições apontam que a altura do rio ultrapassa a cota de permanência (média máxima) em 5%.

O Nível de Emergência no rio Aquidauana foi emitido segunda-feira (11). No fim da tarde, a altura do rio superou os oito metros, medida máxima do leito. A partir deste limite a água começa a avançar em áreas próximas e tomas várzeas e terrenos baixos.

A Plataforma de Coletas de Dados do rio Pardo, localizada na Fazenda Buriti, aponta uma elevação de 604 centímetros para 622 cm, tendência explicada pelo grande volume de chuva: 20 milímetros nas últimas 24 horas.

Já a do rio Coxim, localizada próximo ao município, aponta ligeiro recuo do nível, de 475 centímetros para 468 cm, porém ainda acima da cota de permanência; No rio Miranda o nível saltou de 645 centímetros para 647 cm na Plataforma de Coleta de Dados localizada na parte mais alta e de 728 centímetros para 743 cm na estação da Estrada MT-738, na jusante do rio.

Com os números nas mãos, os técnicos especialistas da Sala de Situação do Imasul avaliam com exatidão o momento em que os rios poderão ultrapassar os limites de suas calhas e inundar as regiões mais baixas, bem como o tamanho da área que a inundação pode alcançar.

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

PODCAST: Todo dia um dia novo, ou nem sempre?

VIVA+

PODCAST: Munhoz e Mariano no #AOVIVAÇO

AO VIVAÇO

19 FEV: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

AS 6 PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA | 11 DE FEVEREIRO

DESTAQUES NEWS

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

WhatsApp chat