Conecte com a gente

BLINK NEWS

Reclamação contra serviço de telefonia aumenta em 43,5% em 2015

A Anatel registrou, em 2015, o volume total de 4,09 milhões de reclamações de usuários - o que significa um aumento de cerca de 43,5% em relação ao ano anterior. De acordo com avaliação da superintendência de Relações com os Consumidores da Agência, cerca de metade desse aumento decorreu da ampliação dos canais de atendimento [...]

A Anatel registrou, em 2015, o volume total de 4,09 milhões de reclamações de usuários – o que significa um aumento de cerca de 43,5% em relação ao ano anterior.

De acordo com avaliação da superintendência de Relações com os Consumidores da Agência, cerca de metade desse aumento decorreu da ampliação dos canais de atendimento e à maior facilidade que o consumidor encontrou para registrar reclamações.

Já a outra metade pode ser atribuída ao aumento real da demanda por reclamações.

Elisa Leonel, superintendente de Relações com os Consumidores da Anatel, afirma:

O consumidor procurou mais a Anatel em 2015. E verificamos que a falta de transparência nas ofertas das prestadoras está por trás de grande parte das reclamações, especialmente no celular pós-pago. Em muitos casos, o consumidor não consegue entender as características do serviço que está comprando e as complexas regras de cobrança e fidelização, por exemplo.

Ainda segundo ela, nos serviços de telefonia e banda larga fixa “destacam-se as reclamações sobre o mau funcionamento do serviço e, especialmente, sobre os casos em que consumidores não conseguem que a prestadora resolva seus problemas técnicos”.

O setor de telecomunicações encerrou o ano com mais de 360 milhões de acessos em serviço. Em média, foram registradas na Anatel 0,93 reclamações por mês para cada 1.000 acessos em serviço durante o ano de 2015. No ano anterior, esta medida – conhecida como Índice de Reclamações – teve o valor médio de 0,65.

Tabela comparativa: 

2014 2015 Crescimento nominal Crescimento percentual
Celular Pós-Pago 781,8 1.196,8 415,0 53,1%
Telefone Fixo 892,1 1.033,0 140,9 15,8%
Banda Larga Fixa 435,9 655,0 219,1 50,3%
Celular Pré-Pago 390,0 596,8 206,8 53,0%
TV por Assinatura 319,0 583,9 264,9 83,0%
Outros 29,6 22,3 -7,2 -24,5%
Total Geral 2.848,4 4.087,9 1.239,4 43,5%

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

Setor de serviços tem queda de 4,5%, diz IBGE

BLINK NEWS

Celulares de seis estados e do DF ganham dígito; aplicativos ajudam a mudar agenda

BLINK NEWS

Feirão do Imposto: Gasolina, Medicamentos e Serviços serão vendidos com dedução de tributos em MS

BLINK NEWS

Trechos da BR-163 passam por obras e serviços

BLINK NEWS

WhatsApp chat