Conecte com a gente

BLINK NEWS

Frente a frente: Idealizador de projeto de redução de salário e vereador de Campo Grande

Nesta quarta-feira (6) no programa Eita Pêga da Blink 102 o assunto em pauta foi o salário dos vereadores de Campo Grande. Em diversas cidades do Brasil, campanhas nacionais foram e estão sendo realizadas com o intuito de diminuir o salário dos parlamentares, que até 2017 pode passar de R$20 mil. O projeto de lei [...]

Nesta quarta-feira (6) no programa Eita Pêga da Blink 102 o assunto em pauta foi o salário dos vereadores de Campo Grande. Em diversas cidades do Brasil, campanhas nacionais foram e estão sendo realizadas com o intuito de diminuir o salário dos parlamentares, que até 2017 pode passar de R$20 mil.

O projeto de lei visa a remuneração dos parlamentares ao que é pago ao cidadão brasileiro, ou seja, de acordo com a formação escolar de cada um.

Em Campo Grande existe um projeto de lei idealizado por Denis Pereira com este objetivo. Por isso convidamos o mesmo para participar do programa e falar sobre o projeto. Também convidamos o vereador Carlos Augusto Borges (Carlão) para dar o seu parecer como parlamentar com relação ao tema e também sobre a atual situação da Câmara dos Vereadores atualmente, frente a população.

Ouça o debate abaixo:

Clique aqui e saiba mais sobre o projeto que está colhendo assinaturas para a redução do salário dos vereadores de Campo Grande

Fizemos uma pesquisa

Campo Grande viveu uma crise na política, ano passado onde vários vereadores foram alvo da Operação Coffee Break que investigou possível compra de votos para cassação do prefeito Alcides Bernal em março de 2014. Depois de investigações, polêmicas, a Câmara Municipal vai encomendar pesquisa de opinião para mensurar como está a imagem do Legislativo perante a sociedade. Os detalhes ainda não foram definidos pelo presidente da Casa de Leis, João Rocha.

O mesmo adiantou para a mídia local que em fevereiro iniciará diálogos com os colegas de parlamento para listar quais perguntas devem compor a amostragem. O instituto também não foi escolhido.

Mas nós adiantamos e realizamos a nossa pesquisa com os fãs da Blink 102 e fizemos duas enquetes, e você confere os resultados parciais até o fechamento deste artigo.

Em uma das nossas enquetes perguntamos aos fãs: “Na sua opinião, o salário que os contribuintes pagam aos vereadores de Campo Grande deve ser reduzido?” 

O resultado pode ser visto na imagem abaixo:

grafico-opiniao

Clique na imagem para visualizar

Na outra enquete já queríamos saber o grau de satisfação dos fãs com a Câmara dos Vereadores, antecipando já a pesquisa que será encomendada em breve e perguntamos:

“Qual o seu nível de satisfação com a atuação dos vereadores de Campo Grande?”

O resultado pode ser visto na imagem abaixo:

grafico-satisfacao-vereadores-camara

Clique na imagem para visualizar

Confira o programa na íntegra:

 Vereadores em outros países

”Na Suécia, a função de vereador é considerada um trabalho voluntário”

afirma Hanna Brogren, Diretora de Comunicação da Prefeitura de Estocolmo.

Em números atuais: vereadores e deputados regionais suecos recebem apenas uma gratificação de 1.533 coroas suecas (cerca de 627 reais), e um adicional de 980 coroas (aproximadamente 400 reais) por sessão realizada na Câmara.

Na Suécia, o salário médio dos trabalhadores é de 27,3 mil coroas suecas.

Além disso os vereadores e deputados regionais (estaduais) de lá não possuem carros com motoristas e devem usar os seus próprios celulares. Eles não têm secretárias particulares e muito menos uma multidão de assessores parlamentares.

O prefeito da Capital anda de ônibus. O Primeiro-ministro usa o metrô ou bicicleta. Os deputados federais moram em apartamentos funcionais de 16 metros a 46 metros quadrados, lavam e passam as suas próprias roupas.

Artigo escrito por Vinicius Nunes

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

27 MAI: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

PODCAST: Saiba mais sobre federalização e autonomia dos Estados

CAFÉ COM BLINK

21 MAI: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

06 MAI: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

Blink102 Blink102 Blink102 Blink102 Blink102

Comentários

“TagSômetro”

Blink102

Posts recentes

Blink102
Publicidade Blink102 Blink102 300x250
Blink102 300x250
WhatsApp chat