Conecte com a gente

BLINK NEWS

Samarco assina termo com MP para pagamento de R$ 1 bilhão

A Samarco declarou que já começou obras emergenciais para reforçar as estruturas das barragens, e diferentemente do que tinha afirmado depois da tragédia, a empresa diz agora que a barragem de Santarém não se rompeu. Onze pessoas morreram vítimas do vazamento das barragens em Mariana. Doze continuam desaparecidas. Em Minas Gerais, há 735 barragens, 450 [...]

A Samarco declarou que já começou obras emergenciais para reforçar as estruturas das barragens, e diferentemente do que tinha afirmado depois da tragédia, a empresa diz agora que a barragem de Santarém não se rompeu.

Onze pessoas morreram vítimas do vazamento das barragens em Mariana. Doze continuam desaparecidas. Em Minas Gerais, há 735 barragens, 450 de mineração. E as causas desse desastre ainda são desconhecidas.

A mineradora Samarco tem três barragens na região de Mariana, uma muito próxima da outra. E é o efeito cascata que ainda preocupa.

Até agora, nem a fiscalização, nem a mineradora falaram sobre as causas do rompimento. O presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente, Diogo Melo Franco, disse que, mesmo que houvesse irregularidade nas barragens, a legislação estadual não prevê interdição. Só prevê multa. Ele disse que determinou que a Samarco apresentasse, no máximo, até segunda-feira (16), um plano de ação para evitar outra tragédia. Mas, até o fim da tarde, a Samarco não havia apresentado.

Só para a recuperação inicial dos danos ambientais, a Samarco vai ter que reservar R$ 1 bilhão e tem dez dias para criar o fundo. A mineradora assinou um termo de compromisso com Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) e o Ministério Público Federal (MPF), mas a quantia deve ser ainda maior.

O Ministério Público disse que é pouco uma cesta básica e um salário mínimo mais 20% que a Samarco prometeu pagar às 700 famílias de Mariana.

 

 

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

Ampliação de barragem em Mariana estava acima do ideal, afirma PF

BLINK NEWS

Barragem em Mariana tem novo vazamento

BLINK NEWS

Presidente e diretor da Samarco deixam cúpula da empresa

BLINK NEWS

Samarco, Vale e BHP aceitam acordo judicial para revitalizar Bacia do Rio Doce

BLINK NEWS

Blink102 Blink102 Blink102 Blink102 Blink102

Comentários

“TagSômetro”

Posts recentes

Publicidade Blink102 Blink102 Blink102 Blink102 Blink102 300x250
Blink102 300x250
WhatsApp chat