Conecte com a gente

VIVA VOZ

Só sente atração pelo mesmo “tipo”? Estudo explica a razão

Tomemos como exemplo o youtuber PC Siqueira, que, de ruiva em ruiva, começo e término e relacionamento em relacionamento, poderia enganar os mais desavisados, como se estivesse namorando a mesma garota a muitos anos, mas a real é que ele sempre se relaciona com meninas muito, muito parecidas. E se você é do tipo que sempre se interessa pelo mesmo estereótipo também, a ciência agora explica. Pesquisadores da Universidade de Davis, no estado da California, nos Estados Unidos, fizeram uma análise para tentar entender o que faz um pessoa ficar atraída por outras parecidas, e os resultados mostram que o motivo pode ser o círculo social.

O estudo foi publicado no “Journal of Personality and Social Psychology” e analisou características de mais de mil casais heterossexuais. De acordo com os resultados, a maior parte das pessoas já teve parceiros anteriores com o mesmo tipo físico do parceiro atual. Além da aparência, questões como afinidade religiosa, experiência educacional e inteligência também aparecem na lista de semelhanças entre o atual parceiro e os antigos relacionamentos.

Porém, a razão para que os ex-namorados sejam todos altos e tenham o cabelo castanho não está diretamente ligado com esse ser seu “tipo”. Os pesquisadores descobriram que “tudo é uma questão de circunstâncias”, especialmente porque seu “tipo”, na realidade, é o tipo das pessoas que te cerca na escola, no trabalho ou em casa — e não porque você está procurando subconscientemente.

Por outro lado, o estudo também indica que quando você se sente atraída fisicamente por um homem, isso está ligado à sua própria atratividade, ou seja, as pessoas sentem atração por outras com características físicas semelhantes e buscam essas qualidades em cada novo companheiro.

Escolhendo um namorado
Apesar dos relacionamentos surgirem entre as pessoas do mesmo círculo social e as características gerais, como a educação e experiências de vida, serem provavelmente semelhantes, os autores ainda acreditam que a escolha de um novo namorado é aleatória. Além disso, o aumento de romances através de aplicativos e sites de namoro pode tornar o círculo mais diverso.

Em entrevista ao portal “Rewire”, um dos autores do estudo, o professor de psicologia Paul Eastwick, afirma diz que o namoro online dá às pessoas mais uma escolha ativa sobre as pessoas que vão conhecer, mesmo assim, os fatores de atração ainda são os mesmos e é bem provável que ela sejam fisicamente parecidas com antigos parceiros.

Tu só se atrai por gente parecida? Revele pra gente.

fonte: delas.ig.com.br

Escrito por

Buscando a felicidade sempre. Apaixonado pela comunicação e pela música. Sonhar, acreditar e jamais desistir, tudo isso sem perder a fé. Locutor, cantor e acadêmico de jornalismo. Apresentador do Viva-Voz. Me siga no insta: @padubotelho.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

WhatsApp chat