O que está acontecendo no Pantanal levará décadas para ser reparado. Milhares e milhares de hectares já foram consumidos pelas queimadas criminosas que atingem o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul. Estudiosos que acompanham os incêndios apontam que essa deve ser a maior devastação já registrada no Pantanal.
No meio de todo esse fogo que consome a maior planície alagada do mundo, milhares de animais nativos da região estão morrendo carbonizados e ficando gravemente feridos.
Chorei junto com a pessoa que narra aos prantos o que aconteceu com essa anta, que morreu queimada no incêndio florestal no Pantanal.
— Leandro Barbosa (@Barbosa_Leandro) September 7, 2020
"Vcs ñ tiram a bunda da cadeira p/ fazer alguma coisa, q nojo de vcs seus políticos", o desabafo engasgado na garganta de muitos.#ajudapantanal pic.twitter.com/ceBWrary9o
Serpentes, lagartos, jabutis, jacarés, tamanduás, macacos, capivaras, antas, onças estão aparecendo em imagens de vídeos que estão circulando pelo mundo mostrando a dificuldade de que animais tem de escapar do fogo que avança cada vez mais.
Na tentativa desesperada de salvar as espécies que habitam o Pantanal uma força tarefa atua no resgate desses animais. Um desses grupos é a AMPARA Animal e a AMPARA Silvestre. Eles estão buscando recursos através de doações para continuar resgatando e cuidando dos animais que tentam fugir do fogo. No link abaixo você pode ajudar esse pessoal a continuar trabalhando para salvar as espécies pantaneira.
https://voaa.me/vaquinha-pantanal
No comparativo entre os meses de agosto de 2019 e 2020, o aumento no número de focos de incêndio foi de mais de 1800%. 10% do território pantaneira já foi completamente destruído pelo fogo apenas no ano de 2020.
(Fonte: Divisão de Geração de Imagens (DIDGI) do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).