Conecte com a gente

VIVA VOZ

TPM masculina: será que ela realmente existe?

Os homens já aprenderam a conviver com essa situação, a tpm feminina, digo. Quando percebemos que as coisas já não andam como deveriam ou pelo menos como esperávamos que deveriam ser, passamos a tratá-las cheios de dedos e com muito cuidado, afinal, uma patada pode vir a qualquer momento.

Mas e quando é o homem que encontra-se nessa situação, irritadiço e sem paciência, o que dizer? O que fazer?

Primeiramente, saiba que existe uma versão masculina também dessa tensão e o nome é SHI.

Essa  TPM masculina é a sigla para  Síndrome do Homem Irritável , descoberta a partir de um estudo feito pelo pesquisador Gerald Lincoln, do Conselho de Pesquisa Médica da Escócia, através de testes feito com carneiros. Os animais tinham mudanças comportamentais durante o inverno – ficavam mais agressivos, emotivos e até mesmo confusos – porque o nível de testosterona tinha reduzido em 90% em alguns deles.

Supreendentemente, isso despertou o interesse em muitos cientistas. Até o momento, muitos acreditavam que o fator irritação e/ou agressividade estava ligado aos altos níveis do hormônio.

Época certa?

Direfente da TPM feminina, que ocorre em um certo período do mês, a SHI pode acontecer quando o homem passa por algum situação traumática. Isso acontece em eventos relacionados a perdas (de pessoas queridas), conflitos e stress durante a rotina. Tudo isso podem causar uma baixa no nível de testosterona.

Sintomas

Aqueles que foram diagnosticados com a TPM masculina mostraram um quadro de alterações de humor e de apatia, irritabilidade, dificuldades para dormir e desânimo.

Impotência

Um dos maiores medos masculinos (até hoje) é a impotência sexual. Felizmente, o assunto vem deixando de ser um tabu entre as rodinhas e as procuras ao médico quando algo acontece estão mais frequentes, indentificando quais os motivos para a disfunção sexual. Fique sabendo que uma das causas, pode sim, ser a SHI. A testosterona, agregada a um fator psicológico, pode interferir (significamente) em seu prazer.

Há tratamento?

Pode ficar tranquilo, se você suspeita que pode ter a SHI é só procurar o tratamento com seu médico. É tudo muito simples, por sinal. Basta fazer uma reposição hormonal acompanhada por terapia ou, até mesmo, mudar seu dia-a-dia – uma qualidade de vida maior vai ajudar a aliviar os sintomas. Tudo deve ser acompanhado por um especialista, para que ele possa indicar o processo mais adequado para você.

Você já passou por momentos de tensão onde se sentiu muito irritado durante um certo tempo? Como resolveu isso? E vocês mulheres, que sentem isso na pele todo mês, como lidaria com um homem nessa situação? Conte pra gente.

Fonte: deles.ig.com.br

 

 

 

 

 

Escrito por

Buscando a felicidade sempre. Apaixonado pela comunicação e pela música. Sonhar, acreditar e jamais desistir, tudo isso sem perder a fé. Locutor, cantor e acadêmico de jornalismo. Apresentador do Viva-Voz. Me siga no insta: @padubotelho.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

WhatsApp chat