fbpx

Transplante de órgãos vai mudar no futuro

Transplante de órgãos vai mudar no futuro

Saindo da ficção para a realidade, pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos EUA criaram pequeninos fígados a partir de células da pele humana.
O legal disso é que esses fígados foram transplantados para ratos para testagem, e após os transplantes, os fígados parecem funcionar perfeitamente bem.
O fígado é um dos órgãos mais transplantados no mundo e, nos EUA as pessoas esperam muito na lista de transplante por um.
Mas gente como que eles fizeram isso?
De acordo com os pesquisadores, foram coletadas células da pele de adultos, e alterando certos genes, foi possível fazer com que as células carregassem o código genético de todos os órgãos, assim se replicando e desenvolvendo um órgão novinho em laboratório feito de tecido natural e nada artificial.
No futuro isso pode salvar muitas vidas!

Enfermeira toca violino para pacientes com covid-19;

Damaris Silva, uma enfermeira de 26 anos que trabalha no Hospital El Pino, em Santiago, no Chile, toca seu violino após seu turno 2 vezes por semana.
Após as 18h, ela pega seu violino e toca canções populares nos corredores da enfermaria do hospital e faz com que pacientes se sintam inspirados.
De acordo com ela, a intenção é levar um pouco de amor e fé para as pessoas que estão ali naquela situação e incentivá-as a continuar lutando.
Os colegas de Damaris também acham ótimo. Depois de um turno cansativo, ouvir o som desse instrumento pode realmente acalmar e recuperar um pouco das energias gastas no plantão.
Seus colegas dizem que é algo realmente bonito tanto para a equipe, quanto para os pacientes.
Nós sabemos que a música é capaz de despertar certas reações positivas no nosso organismo, certas frequências de vibrações do ar, que é o que chamamos de sons, reagem no nosso cérebro incentivando reações químicas que causam prazer, alegria, emoção, e tudo isso pode reagir na cura do nosso organismo.
O Chile é o 6º país em número de infectados no mundo, e também está passando por um momento bem complicado durante toda essa pandemia.
Que tenham mais pessoas como a Damaris!

Texto: @viniprado_

E aí? O que acha do assunto? Comente!