Conecte com a gente

BLINK NEWS

AS 6 PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA | 3 DE JANEIRO

Publicado em 03/01/2019

1- Atualizações sobre o novo governo

Onyx Lorenzoni, Ministro da Casa Civil, afirma que primeira reunião ministerial tem como objetivo debate de cronograma de anúncios das medidas que serão implementadas pela nova administração. Recentemente, Lorenzoni afirmou que 50 medidas já seriam implementadas nesta primeira semana de mandato de Jair Bolsonaro.

Ontem (02), Sérgio Moro tomou posse como Ministro da Justiça e, em discurso, prometeu endurecer as leis contra a corrupção e contra o crime organizado. Ele também quer colocar “mais clareza” à lei que obriga o cumprimento de pena após a condenação em 2ª instância.

2- PSL apoia Rodrigo Maia

O partido do presidente Jair Bolsonaro anunciou que irá apoiar a reeleição do presidente da Câmara dos Deputados e a oposição já se articula para apresentar concorrente. Rodrigo Maia, que pertence ao DEM-RJ, teria prometido ceder ao PSL a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que é a comissão mais disputada da casa e com maior poder de decisões.

3- População LGBT não aparece em Medida Provisória

A MP assinada pelo novo presidente da República não coloca LGBTs na lista de políticas e diretrizes destinadas à promoção dos direitos humanos. Estão incluídos de forma explícita na medida: mulheres, crianças, adolescentes, juventude, idosos, pessoas com deficiência, população negra, minorias étnicas, minorias sociais e índios. O novo Ministério dos Direitos Humanos, que é Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos está sob comando da Pastora Damares Alves. Em sua estrutura, constam seis secretarias nacionais: de políticas para mulheres; de direitos da criança e do adolescente; da juventude; de promoção da igualdade racial; de direitos das pessoas com deficiência e de direitos das pessoas idosas.

Ações para a população LGBT neste novo governo, que dependem de pastas específicas, ainda não foram apresentadas ou detalhadas.

4- A polêmica da demarcação das terras indígenas

Em seu primeiro discurso depois de assumir o Ministério da Agricultura, Tereza Cristina não fez menções à demarcação das terras indígenas, que agora está sob responsabilidade da pasta e antes era responsabilidade da Funai, a Fundação Nacional do Índio.

Reinaldo Azambuja, governador reeleito do Mato Grosso do Sul, comentou o assunto. Para ele, Tereza Cristina irá moderar as relações e amenizar tensões entre proprietários de terras e indígenas e quilombolas. Azambuja acredita que a Funai estava “muito politizada”.

Para Ariel de Castro Alves, advogado e especialista em segurança pública, o assunto gera críticas exatamente porque há um conflito de interesses. Entenda:

5- Comissionados exonerados voltarão à trabalhar?

Reinaldo Azambuja determinou prazo de 10 dias (contados a partir de ontem, 02) para que os secretários do Mato Grosso do Sul decidam quantos e quais dos quase 2 mil comissionados exonerados voltarão para o quadro de servidores. O governador acredita que devem retornar aos trabalhos os que são imprescindíveis ao bom andamento do serviço público. A exoneração da servidores é feita regularmente a cada fim de mandato.

6- Prefeito de Campo Grande é destaque

Marquinhos Trad ficou em segundo entre os prefeitos de todo o Brasil que mais cumpriram metas. Em dois anos de mandato, Marquinhos cumpriu 21 das suas 45 promessas de campanha em totalidade. Outras 10 promessas foram cumpridas parcialmente e ainda restam 14 a serem tiradas do papel.

Escrito por

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Católica Dom Bosco (2008) e Pós-graduação em Produção Audiovisual - Estéticas Contemporaneas pela UCDB (2010). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Videodifusão, produção Audiovisual para as novas mídias e Direção de Arte.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

PODCAST: Papo com o prefeito

CAFÉ COM BLINK

PODCAST: Bate papo com o prefeito

CAFÉ COM BLINK

Marquinhos Trad: Confira a entrevista com o prefeito de Campo Grande

CAFÉ COM BLINK

02 ABR: #6_PrincipaisNotícias

BLINK NEWS