Conecte com a gente

BLINK NEWS

“Uma irresponsabilidade quase insana”, diz especialista sobre possível corte em orçamento para ciência e pesquisa no Brasil

Governo pode aprovar orçamento que coloca em risco a ciência e a pesquisa no Brasil.

Na última quarta-feira (01), o conselho superior da CAPES, esteve reunido para debater sobre este orçamento e deliberou por encaminhar uma manifestação, que pode ser considerada um alerta: um teto limitando os valores a serem investidos em pesquisas no Brasil poderá causar a suspensão do pagamento de todos os bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado a partir de agosto do ano que vem e interromper programas de pesquisa.

Preocupados em entender o motivo deste possível corte no orçamento e as causas e consequências da falta de investimentos em pesquisa e educação, o #CaféComBlink desta sexta-feira (03) convidou para uma entrevista o professor e doutor em educação, Antonio Carlos Nascimento Osório.

O professor coloca que é importante, para pensar sobre este teto, considerar o conjunto das relações políticas vividas atualmente no país. Ele destaca que o Brasil tem um déficit público “elevadíssimo” e está comprometido de forma geral “em termos de conhecimento, produção e tecnologia”.

“Estamos num Estado tremendamente fragilizado no ponto de vista político e financeiro”, pondera o especialista, que diz ver problema, não apenas na questão da educação, mas em todas as instâncias, como saúde, por exemplo.

Para Antonio Carlos Osório, a decisão do governo de aprovar orçamento que coloca em risco a ciência e a pesquisa no país é uma “irresponsabilidade quase insana, do ponto de vista político e social”, inclusive por ser quebra de contrato dos mais de 440 mil bolsistas (professores, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos), inclusive estrangeiros, vivendo no país.

Durante a entrevista, o professor também falou sobre a laicidade do Estado, além de opinar obre o papel da comunidade científica para tentar mudar o quadro. Ouça:

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

Escrito por

Jornalista e especialista em marketing digital, agora mergulho no universo radiofônico. Produtora do #CaféComBlink. No ar de 2ª a 6ª, a partir das 7h, na Blink 102. Amo colecionar histórias... Me conta a sua?!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

Vá dormir direito!

VIVA+

Se liga. Ela é superior, sim!

VIVA+

Atrasadinha! A culpa não é dela!

VIVA+

05 JUN: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

WhatsApp chat